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Notas taquigráficas: experiências de arquivo na Escola Superior de Desenho Industrial (RJ, Brasil)

Shorthand notes: archive experiences at the Escola Superior de Desenho Industrial (RJ, Brazil)

LIMA, Rafael Amato Bruno de ; FARIAS, Priscila Lena ;

Artigo:

O trabalho apresenta um procedimento de pesquisa documental adotado em uma investigação de mestrado mais ampla. O arquivo da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) foi, então, escolhido como objeto de análise, tendo em vista que a instituição possui protagonismo nas interpretações historiográficas sobre a formação do Design brasileiro, foco do mestrado em andamento. A ESDI, reconhecida como a primeira escola no Brasil a formar designers em nível superior, reúne cartas, fotografias, relatórios, panfletos de divulgação, dentre outros “vestígios” (BLOCH, 2011), que registraram os processos de constituição da disciplina projetiva no país. O presente trabalho, portanto, tem como questão principal a construção desse arquivo ao observar os “processos seletivos” (CASTRO, 2008) que definiram e continuam a definir o acesso, a organização ou mesmo a importância dos documentos armazenados. Para isso, experiências vivenciadas durante visitas à instituição entre fevereiro e julho de 2022, como conversas com os funcionários ou mesmo a dificuldade de manuseio dos documentos in loco, são analisadas com o intuito de estabelecer um “processo de questionamento do arquivo” (FARGE, 2017). Nesse sentido, pretende-se não encobrir as dificuldades institucionais de pesquisa, mas transformá-las em argumento, parte da metodologia e dos processos de trabalho (DHS IN CONVERSATION WITH, 2020). Em um segundo momento, a apresentação também propõe relatar os procedimentos de seleção, registro, organização e tratamento da documentação encontrada em paralelo com os apontamentos das primeiras impressões sobre o material. Assim, objetiva-se afastar a pesquisa das ideias de “arquivo-reflexo” ou “arquivo-prova”, em um processo que apenas colhe informações ou alcança conclusões de materiais que se esgotariam, como observado pela historiadora francesa Arlette Farge (2017). Em síntese, as questões apresentadas pretendem exercitar uma análise documental crítica essencial para a pesquisa de mestrado ao compreender os arquivos enquanto construções que articulam diferentes agentes históricos e instituições.

Artigo:

This work presents a documental research procedure adopted in a broader master's degree investigation. The archive from Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) was chosen as the object of analysis, due to its importance to historiographical interpretations on Brazilian Design institutionalization, the focus of the master's degree research in progress. ESDI is recognized as the first school in Brazil to award designers academic degree level diplomas. The institution's archive gathers letters, photographs, reports, publicity material, among other “traces” (BLOCH, 2011) which recorded processes of Design development in Brazil. Thereby, the work's main concern is the construction of ESDI’s archive by observing the “selective processes” (CASTRO, 2008) that determined and continually determine the access, organization or even the importance of stored documents. Experiences during visits to the institution between February and July 2022 – such as conversations with employees or even the difficulty of handling documents in loco – are analyzed in order to establish an “archive inquiry process” (FARGE, 2017). Therefore, the intention is not to gloss over the institutional difficulties of research, but to transform them into an argument, part of the methodology and work processes (DHS IN CONVERSATION WITH, 2020). In a second moment, the presentation also aims to report the procedures of selection, registration, organization and treatment of documents in parallel with first impression notes about the material found at ESDI’s archive. The purpose, thus, is to deviate the research from the ideas of “reflection-archive” or “proof-archive”, in a process that would only collect information or reach conclusions from materials themselves, as argued by the French historian Arlette Farge (2017). In conclusion, questions raised in this presentation intend to exercise a critical documentary analysis, understanding archives as a construction that articulates different historical agents and institutions.

Palavras-chave: Institucionalização; Historiografia; Metodologia,

Palavras-chave: Archive; Institutionalization; Historiography; Methodology,

DOI: 10.5151/6spdesign-046

Referências bibliográficas
  • [1] BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 200
  • [2] CASTRO, Celso. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
  • [3] DHS IN CONVERSATION WITH: Megha Rajguru in conversation with Livia Lazzaro Rezende, the 2020 Design Writing Prize. Entrevistada: Livia Lazzaro Rezende. Entrevistadora: Megha Rajguru. Podcasts by the Design History Society, 5 jan. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/6G54qKQBKRVGX5UEjsyzAv?si=240d14ae9a96433e. Acesso em 5 set. 2022.
  • [4] FARGE, Arlette. O Sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
Como citar:

LIMA, Rafael Amato Bruno de; FARIAS, Priscila Lena; "Notas taquigráficas: experiências de arquivo na Escola Superior de Desenho Industrial (RJ, Brasil)", p. 91-92 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-046

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