Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Norteando em sala de aula do ensino médio o ensino sobre Neutrinos via transcrição da Aprendizagem Significativa de Ausubel proposta por Moreira com o emprego da UEPS

Norteando em sala de aula do ensino médio o ensino sobre Neutrinos via transcrição da Aprendizagem Significativa de Ausubel proposta por Moreira com o emprego da UEPS

Gomes, F. E. ; Alvarenga, F. G. ;

Artigo completo:

A investigação em questão está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa e quantitativa em ensino de Física. A linha de pesquisa ou sujeito epistêmico serão os Neutrinos. O problema de pesquisa pode ser resumido no seguinte questionamento: como podemos modelar um produto educacional e testá lo como um método de pesquisa operacional em ensino de Física Contemporânea (FC) para o ensino médio de forma que os alunos aprendam em conformidade com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel? Para a coleta de dados utilizaremos uma Sequência Didática inspirada nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que são sequências didáticas conforme os pressupostos da teoria retro mencionada. A meta principal da investigação é aplicar a Sequência Didática (SD) em questão aos alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio e verificar sua eficácia como ferramenta pedagógica para o ensino de Neutrinos. Resumidamente, trata se de uma pesquisa em ensino de Física cuja meta almejada é trazer tópicos de Física Contemporânea para as salas de aula do Ensino Médio

Artigo completo:

The research in question falls within the scope of qualitative and quantitative research in teaching Physics. The line of research or epistemic subject will be Neutrinos. The research problem can be summed up in the following question: how can we model and test an operational research method in teaching Contemporary Physics for high school so that students learn in accordance with David Ausubel Theory of Meaningful Learning? For data collection, we will use a Didactic Sequence inspired by Potentially Significant Teaching Units, which are didactic sequences according to the assumptions of the aforementioned theory. The main goal of the investigation is to apply a Didactic Sequence in question to students in two classes of the third year of High School and verify its effectiveness as a pedagogical tool for teaching Neutrinos. In short, it is a research in teaching Physics whose goal is to bring related Contemporary Physics to the high school classrooms of my school

Palavras-chave: Contemporânea, Aprendizagem, Unidades, Neutrinos,

Palavras-chave: Contemporânea, Aprendizagem, Unidades, Neutrinos,

DOI: 10.5151/xiecfa-Gomes_neutrinos

Referências bibliográficas
  • [1] Cern (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).Disponível em < https://home.cern/>.
  • [2] Acesso em: 18 Dez. 22020.
  • [3] [2] DE PAULO, I.J.C. O TEXTO DIDÁTICO DE APOIO COMO UM PRODUTO EDUCACIONAL-UMA OPÇÃO VIÁVEL. Coordenadora CPG Nacional MNPEF-SBF.
  • [4] [3] TERRAZZAN, E. A.. Inserção de física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º Grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 9, n. 3, p. 209-214, 1992.
  • [5] [4] CAVALCANTE, M. A.; Tavolaro, C. R. C. Uma oficina de física moderna que vise a inserção no ensino médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 18, n. 3, p. 298-316, 2001.
  • [6] [5] SOARES, T.C; JÚNIOR, H.B; HELAYEL-NETO, J.A.; SANTOS, A, (ilustração). Física de Partículas vista pelas Interações Fundamentais e Formação de Professores. Editora São Paulo: Editora Livraria de Física, 2018.
  • [7] [6] OSTERMANN, F. Um Texto para Professores do Ensino Médio sobre Partículas Elementares. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 21, no. 3, Setembro, 1999. UFRS, Instituto de Física/Porto Alegre - RS – Brasil.
  • [8] [7] MOREIRA, Marco Antônio. O Modelo Padrão da Física de Partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, 1306 (2009). MOREIRA, Marco Antônio. Partículas e interações
  • [9] Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004.
  • [10] [9] MOREIRA, Marco A. (2006). A Teoria da aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
  • [11] [10] Moreira, Marco A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? (After all, what is meaningful learning?)
  • [12] Instituto de Física – UFRGS
  • [13] Porto Alegre –RS
  • [14] [11] MOREIRA, Marco A. (2006). UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS* Potentially Meaningful Teaching Units – PMTU. Instituto de Física – UFRGS -Porto Alegre-RS.
  • [15] [12] ÉBOLI, J. P. Partículas Elementares Oscar.
  • [16] Instituto de Física – USP.
  • [17] [13] The Double Chooz Collaboration., de Kerret, H., Abrahão, T. et al. Double Chooz θ13 measurement via total neutron capture detection. Nat. Phys. 16, 558–564 (2020). Disponível em . Acesso em: 23 Dez. 2020. 14] Website FERMILAB. Neutrinos: Majorana or Dirac? Disponível em
  • [18] . Acesso em: 15 Jul. 2020.
  • [19] [15] T2K Experiment.
  • [20] Disponível em: . Acesso em: 24 de Jul. 20
  • [21] [16] CERN. Voyage into the world of atoms.
  • [22] Disponível em
  • [23] Acesso em: 22 de Dez. 2020.
  • [24] [17] Revista Brasileira de Ensino de Física, v.31, n.1, 1306 (2009). O Modelo Padrão da Física de Partículas. Disponível em
  • [25] Acesso em: 24 Jul. 2020.
  • [26] [18] Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004. Partículas e interações. Disponível em. Acesso em: 24 de jul. 2020.
  • [27] [19] Symmetry: dimentions of the particles.The particle physicsof you.
  • [28] Disponível em
  • [29]
  • [30] Acesso em: 24 de Jul. 2020.
  • [31] [20] ARAÚJO, I.S; MAZUR, E. INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM
  • [32] DE FÍSICA. Instituto de Física – UFRGS Porto Alegre – RS e Harvard University Cambridge – Massachusetts- EUA.
  • [33] [21] Revista Um olhar para o futuro Neutrinos as misteriosas partículas-fantasmas misteriosas partículas-fantasma. Instituto de Física Gleb Wataghin/Universidade Estadual de Campinas). [22] MacTutor History of Mathematics Archive: Wolfgang Ernst Pauli.
  • [34] Disponível em
  • [35] Acesso em: 25 de Jul. 2020.
  • [36] [23] Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Ettore Majorana: O Drama de Consciência de um Jovem Cientista.Disponívem em:
  • [37] http://www.cbpf.br/~cirto/MecEstNaoExten_HTML/AULAS/Aula_03/Morcelle_&_Campbell_&_Tavares_&_Vugman_%28Ettore_Majorana_O_Drama_De_Consciencia_De_Um_Jovem_Cientista%29_%5BCBPF_Ciencia_E_Sociedade_2006%5D.pdf
  • [38] Acesso em: 20 Dez. 2020
  • [39] [24] Física em Casa
  • [40] Neutrinos: O que são e para que servem?
  • [41] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2K5GWlySpTA
  • [42] Acesso em: 22 Dez. 2020.
  • [43] [25] Física em Casa Oscilações quânticas de neutrinos - Marcelo Guzzo & Marina Reggiani-Guzzo
  • [44] Disponível em
  • [45] . Acesso em: 22 Dez. 2020. [26] Simulador PHET - Colorado
  • [46] Simulação computacional sobre decaimento beta.
  • [47] Disponível em
  • [48] Acesso: em: 22 de Dez.de 2020. [27] EXERCÍCIOS SOBRE PARTÍCULAS DE UM ÁTOMO. Disponível em
  • [49] . Acesso em: 20 Dez. 2020.
  • [50] [28,29,30,31] EXERCÍCIOS SOBRE MODELO-PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS.
  • [51] Disponível em .
  • [52] Acesso em: 20 Dez. 2020. [32] Questões de Concursos Disponível em . Acesso em: 20 Dez 2020. [33,34] EXERCÍCIOS SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS. Disponível em
  • [53] Acesso em:20 Dez. 2020;
Como citar:

Gomes, F. E.; Alvarenga, F. G.; "Norteando em sala de aula do ensino médio o ensino sobre Neutrinos via transcrição da Aprendizagem Significativa de Ausubel proposta por Moreira com o emprego da UEPS", p. 90-94 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-Gomes_neutrinos

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações