Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
GUERRA, Larissa; SILVA, Anny Jessyca G.; TORRES, Simone C.
ARTIGO COMPLETO:
"Centros de assistência e apoio às crianças com o transtorno do espectro autista são espaços essenciais ao desenvolvimento, tratamento e inclusão. Em contrapartida, por falta de infraestrutura e ou desconhecimento do tema, o planejamento desses espaços ainda não considera algumas demandas e necessidades sensoriais e cognitivas das crianças com TEA. Assim, o presente estudo visa sistematizar diretrizes projetuais para subsidiar a elaboração de propostas arquitetônicas de centros de assistência e apoio à criança com TEA, fundamentadas nos princípios da neuroarquitetura. O levantamento de diretrizes possibilitou atributos para atividades clínicas, terapêuticas, recreativas e sociais, considerando a acessibilidade integral."
"Child assistance and support centers for children with autism spectrum disorder are essential spaces for development, treatment, and inclusion. However, due to lack of infrastructure or knowledge of the subject, the planning of these spaces often fails to consider some of the sensory and cognitive demands and needs of children with ASD. Therefore, this study aims to systematize design guidelines to support the development of architectural proposals for child assistance and support centers for children with ASD, based on the principles of neuroarchitecture. The survey of guidelines provided attributes for clinical, therapeutic, recreational, and social activities, considering full accessibility."
Palavras-chave: None None
DOI: 10.5151/eneac2024-831689
Referências bibliográficas
- [1] "BARROS Ana Lucia; SENRA Luciana Xavier; ZAUZA, Clara Miranda Ferraz. O processo de inclusão de portadores do transtorno do espectro autista. 2015.
- [2] CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 4a ed. rev. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.
- [3] GOULART, Lays; ESPINDULA, Lidiane; PAPA, Mariana. A neuroarquitetura aplicada a instituições de longa permanência para idosos: estudo de caso em Chalé – MG. IV Jornada de
- [4] Iniciação Científica, V Seminário Científico do UNIFACIG.UNIFACIG, 2019.
- [5] GRANDIN, Temple. O cérebro autista: pensando através do espectro. 13a edição. Rio de Janeiro: Record, 2020.
- [6] GUERRA, Larissa. Abraço Azul: Proposta De Um Centro De Assistência Para Crianças Com Transtorno Do Espectro Autista Em Arapiraca-AL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
- [7] Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, 2023.
- [8] JURDI, Andrea. P. S.; BRUNELLO, Maria. I. B.; HONDA, Marcelo. Terapia ocupacional e propostas de intervenção na rede pública de ensino. Revista de Terapia Ocupacional da USP, São Paulo,
- [9] 2004.
- [10] KHARE, Rachna; MULLICK, Abir. Designing Inclusive Educational Spaces with Reference to Autism. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting, v.53 (8), 2009.
- [11] Disponível em: https://doi.org/10.1177/154193120905300807. Acesso em 23 abril 2024.
- [12] MOSTAFA, M. An architecture for Autism. Archnet-IJAR, v. 2 (1), 2007.
- [13] O QUE É AUTISMO? marcos históricos. Autismo e realidade, 2022. Disponível em:
- [14] https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/marcos-historicos/. Acesso em: 24 mar. 2022.
- [15] PAIVA, Andréa de. NeuroArquitetura e biofilia: a necessidade primitiva de natureza que o ambiente ajuda a suprir. NeuroAU, 2022. Disponível em:<https://www.neuroau.com/post/neuroarquitetura-e-
- [16] biofilia-a-necessidade-primitiva-de-natureza-que-o-ambiente-ajuda-a-suprir> Acesso em: 20 jan. 2023.
- [17] PAIVA, Andreia de. Efeitos da cor: insights da neuroarquitetura. NeuroAU, 2019. Disponível em: <https://www.neuroau.com/post/efeitos-da-cor-insights-da-neuroarquitetura> Acesso em: 20 out.
- [18] 2022.
- [19] PAIVA, Andreia de. NeuroArquitetura e os impactos da luz no cérebro. NeuroAU, 2018. Disponível em: <https://www.neuroau.com/post/neuroarquitetura-e-os-impactos-da-luz-no-c%C3%A9rebro>
- [20] Acesso em: 18 out. 2022.
- [21] PAIVA; Francisco. Prevalência de autismo: 1 em 36 é o novo número do CDC nos EUA. Canal Autismo, 2023. Disponível em: <https://www.canalautismo.com.br/noticia/prevalencia-de-autismo-1-
- [22] em-36-e-o-novo-numero-do-cdc-nos-eua/>. Acesso em: 20 jun. 2023.
- [23] PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Tradução técnica: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2012.
- [24] PAREDES, Sonia. O papel da musicoterapia no desenvolvimento cognitivo nas crianças com perturbação do espectro do autismo. Lisboa: ESEAG, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação);
- [25] Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 2012.
- [26] PEPELISKOF, Érica; MARQUES, Isadora; TSUKAMOTO, Claudia; BECKES, Priscila. Hidroterapia em crianças com autismo. Revista Saúde, 2019. Disponível em: <
- [27] http://rsaude.com.br/videos/materia/hidroterapia-em-criancas-com-autismo/19262> Acesso em: 17 ago. 2023.
- [28] SETÚBAL, José Luiz. Terapia ABA: conheça esse método para crianças com autismo. Instituto Pensi, pesquisa e ensino em saúde infantil, 2018. Disponível em: < https://institutopensi.org.br/blog-
- [29] saude-infantil/terapia-aba-tratamento-autismo/> Acesso em: 24 nov. 2022.
- [30] VAZ; Rafaela de Fátima Liguori. Centro de Inclusão e Assistência para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. (Trabalho Final de Graduação - Faculdade de Arquitetura e
- [31] Urbanismo) Universidade São Judas Tadeu-São Paulo, 2022. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/27830/3/DANILO_RAFAELA%20LIGUO
- [32] RI_CADERNO_TFGII.pdf> Acesso em: 10 jan. 2023.
- [33] VILLAROUCO, Vilma; FERRER, Nicole; PAIVA, Marrie; FONSECA, Julia; GUEDES, Ana Paula. Neuroarquitetura: a neurociência no ambiente construído. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021."
Como citar:
GUERRA, Larissa; SILVA, Anny Jessyca G.; TORRES, Simone C.; "NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA", p-884-895.
In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/eneac2024-831689
últimos 30 dias
88
downloads
3
visualizações
9
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA JO - Blucher Design Proceedings VL - 12 IS - 5 SP - 884 EP - 895 PY - 2024 T2 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831689 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/neuroarquitetura-e-acessibilidade-integral-diretrizes-projetuais-para-centros-de-assistncia-e-apoio-para-crianas-com-transtorno-do-espectro-autista-39591 KW - None ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{GUERRA20144,
title="NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="12",
number="5",
pages="884 - 895",
year="2024",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831689",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/neuroarquitetura-e-acessibilidade-integral-diretrizes-projetuais-para-centros-de-assistncia-e-apoio-para-crianas-com-transtorno-do-espectro-autista-39591",
author="Larissa GUERRA", "Anny Jessyca G. SILVA", "Simone C. TORRES",
keywords="None",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Larissa GUERRA, Anny Jessyca G. SILVA, Simone C. TORRES, NEUROARQUITETURA E ACESSIBILIDADE INTEGRAL: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA CENTROS DE ASSISTÊNCIA E APOIO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, Blucher Design Proceedings, Volume 12, 2024, Pages 884-895, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831689 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/neuroarquitetura-e-acessibilidade-integral-diretrizes-projetuais-para-centros-de-assistncia-e-apoio-para-crianas-com-transtorno-do-espectro-autista-39591) Palavras-chave:: None;