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Negros e Indígenas nos Livros Didáticos de História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Tolerados, Tolerantes ou Sujeitos Históricos?

SILVA, Silmara Cardoso de Lima;

Resumo:

Este trabalho insere-se no marco do desenvolvimento de uma série de estudos e iniciativas no campo da educação que se remetem às relações étnico-raciais no Brasil. Dirigimos nosso olhar aos livros didáticos de história para os anos iniciais do Ensino Fundamental com o intuito de observar como as relações étnico-raciais são expressas em edições recentes. Promulgada em 09 de janeiro de 2003, a Lei no. 10.639/03 se configurou como uma conquista dos movimentos negros, ao incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”, reivindicação que já era feita há bastante tempo.

Resumo:

Palavras-chave: Livro didático. Relações étnico-raciais. Ensino de história Assunto Assunto. Multiculturalismo revolucionário.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/socsci-secunifesp2015-0007

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Como citar:

SILVA, Silmara Cardoso de Lima; "Negros e Indígenas nos Livros Didáticos de História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Tolerados, Tolerantes ou Sujeitos Históricos?", p. 49-54 . In: Anais do VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.1].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/socsci-secunifesp2015-0007

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