Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Narrativas em hipermídia para ambiente virtual de aprendizagem inclusivo

Learning Management System Hypermediatic Narratives

Quevedo, Silvia; Vanzin, Tarcisio;

Artigo Completo:

Este artigo oferece um recorte do processo que envolveu a criação, produção, implementação e testagem de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para atender o público surdo e não surdo na perspectiva da inclusão. O projeto de inclusão tem sido um desafio à educação brasileira, considerando-se os enormes desafios existentes na união entre esses públicos, especialmente no que se refere às características de aprendizagem das pessoas surdas ou com outro tipo de deficiência auditiva. Sob o paradigma da interdisciplinaridade, o AVA criado apresenta narrativas em diferentes gêneros para o ensino de Geometria Descritiva. O extrato aqui apresentado, relativo aos contos literários, foi testado e aprovado por alunos integrantes do público alvo a partir da realização de grupos focais e posterior análise discursiva proposta por Norman Fairclough. O trabalho demonstrou que sistemas de informação virtuais e bilíngues contemplam as necessidades dos alunos surdos sem prejudicar os alunos não surdos, estimulando a inclusão.

Artigo Completo:

This article offers an approach to the process involving the creation, production, implementation and testing of a Learning Management System (LMS) aimed at meeting the public and deaf not deaf from the perspective of inclusion. The inclusion project has been a challenge to Brazilian education, considering the enormous challenges existing in the union between these groups, especially with regard to the learning characteristics of deaf people or with another type of hearing loss. Under the paradigm of interdisciplinarity, the LMS has created narratives in different genres for Descriptive Geometry education.The extract on the literary tales presented here was tested and approved by members of the audience students from conducting focus groups and subsequent discourse analysis proposed by Norman Fairclough. The study showed that virtual and bilingual information systems include the needs of deaf students without harming not deaf students, encouraging inclusion.

Palavras-chave: surdos, narrativas em hipermídia, inclusão, deaf, narrative in hypermedia, inclusion,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_145

Referências bibliográficas
  • [1] CAMPBELL, S. I. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.
  • [2] COSTA, M.E.B. Grupo focal. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio; Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
  • [3] FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad.rev. técnica e pref. I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
  • [4] PIAGET, J.; INHELDER,B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • [5] QUADROS, R.M. (2006) O contexto escolar do aluno surdo e o papel das línguas. Disponível em www.sj.ifsc.edu.br/~nepes/docs/midiateca_artigos/escrita.../texto6doc. Acessado em abril 2014.
  • [6] QUEVEDO, S. R. P., Narrativas Hipermidiáticas para AVA Inclusivo. (Tese de Doutorado) Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2013.
  • [7] RABELLO, M.; MARTINS, C.R. História da educação de surdos no Brasil. Disponível em http://pt.slideshare.net/allanarabell/histria-da-educao-de-surdos-e-educao-de. Acessado em abril 2015.
  • [8] SACKS, O. Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. São Paulo: Editora Schwarcz, 2011.
  • [9] WITTGENSTEIN, L. Tratactus lógico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 2011.
  • [10] W3C (São Paulo). Web Content Accessibility Guidelines 1.0. 1999. Disponível em: Andlt;http://www.w3.org/TR/WCAG10/Andgt;. Acessado em: 15 mar. 2015.
Como citar:

Quevedo, Silvia; Vanzin, Tarcisio; "Narrativas em hipermídia para ambiente virtual de aprendizagem inclusivo", p. 358-373 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_145

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações