Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Móveis Modernos Brasileiros na economia do enriquecimento

Brazilian Modern Furniture on enrichment economy

MACHADO, Fernanda Tozzo ; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Artigo:

Esta apresentação tem o objetivo de analisar sobre como é possível supor que o Mobiliário Moderno Brasileiro, comercializado por altos preços nas primeiras décadas do século XXI, pode ser um exemplo da mudança de paradigma das antigas economias industriais para economias de enriquecimento, segundo o conceito proposto pela Sociologia Pragmática Francesa de Luc Boltanski e Arnaud Esquerre. Esse fenômeno foi observado no Brasil e em outros países, devido à demanda dos colecionadores de arte contemporânea, que passaram a inserir móveis modernos brasileiros em suas coleções particulares, considerando-os como artigos de consumo conspícuo e de luxo. A partir de uma pesquisa qualitativa, este estudo é baseado no artigo "The Economic Life of Things" (BOLTANSKI; ESQUERRE, 2016), o qual considera que todos os objetos estão inicialmente envolvidos em categorias padronizadas – standard form (de fósforos à obras de arte) –, e a sociedade tem a responsabilidade de transformar esses objetos em colecionáveis – colletion form – e sobretudo, pode, ainda, transformá-los em mercadoria de investimento – asset form –. Para tanto, esse estudo apoia-se sobre uma revisão bibliográfica específica do tema e em análises iconográficas a partir de catálogos e sites na internet. Assim, espera-se contribuir com os pesquisadores de design e o universo do colecionador, bem como o mercado de design e consumo de arte.

Artigo:

This article intends to analyse how it is possible to assume that Brazilian Modern Furniture, which has been overpriced since the first decades of the 21st century, can be an example of the paradigm changes from the ancient industrial economies to enrichment economies, according to the concept proposed by the French Pragmatic Sociology of Luc Boltanski and Arnaud Esquerre. This phenomenon was observed in Brazil and other countries, due to demand of the contemporary art collectors, which began to introduce Brazilian modern furniture into their private collections, regarding them as conspicuous consumption and luxury goods. From qualitative methodological research, this study is based on "The Economic Life of Things" (BOLTANSKI; ESQUERRE, 2016), which considered that all objects are initially involved on categories of "standard form" - from matches to work of art -, and society has the responsibility to turn objects into "collection form" and overall, transforming them into an investment commodity. For to comprehend this relation between vintage furniture and luxury marketing this study uses a bibliographic review and iconographic analysis on catalogues and internet sites. So, it will be hope with this research contributing to design researchers and the collector’s universe, as well as the design and art consumption market.

Palavras-chave: Móveis modernos brasileiros, Mercado de móveis vintage, Coleção de móveis vintage, Móvel Moderno de Investimento, Design móvel moderno.,

Palavras-chave: Brazilian modern furniture, Vintage furniture marketing, Vintage furniture collection, Furniture design assets, Furniture design.,

DOI: 10.5151/5spdesign-26

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Filipa. Mercado de arte contemporânea: construção do valor artístico e do estatuto de mercado do artista. Forum Sociológico [Online], Série II, 19 | 2009, posto online no dia 20 julho 2012. p. 63-7 Disponível em URL : http://journals.openedition.org/sociologico/203 ; DOI 10.4000/sociologico.203. Acesso 20/01/2020.
  • [2] APPUDARAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro, Niterói: Editora da UFF, 2008.
  • [3] BOLTANSKI, L; ESQUERRE, Ar. The economic life of things: Commodities, Collectibles, Assets. In.: New Left Review, V. 98, mar-apr/2016. p. 31-54. Disponível em https://newleftreview.org/II/98/luc-boltanski-arnaud-esquerre-the-economic-life-of-things. Acesso em 28/04/2018.
  • [4] BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. On justification: economies of worth. Translation from french to English by Catherine Porter. EUA: Princeton, 2006.
  • [5] DANT, T. Fetishism and the social value of Objects. In.: Sociological Review, 1996, Vol. 44 (3): 495-516 – ISSN 0038-0261. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/227678299_Fetishism_and_the_social_value_of_objects1. Acesso em 5/06/2018.
Como citar:

MACHADO, Fernanda Tozzo; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; "Móveis Modernos Brasileiros na economia do enriquecimento", p. 49-50 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações