Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Multiplicidade de atitudes projetivas: uma investigação por meio da palavra gráfica em arte e design

The Multiplicity of Projective Attitudes: An Investigation through the Graphic Word in Art and Design

Silva, Jamile Maeda e ; Teixeira, Julia Lozzi ; Oliveira, Ana Mansur de ;

Artigo completo:

Este artigo traça um panorama que possa identificar possíveis atitudes projetivas por meio de um exercício de análise gráfica em projetos que trabalhem com a plasticidade da palavra em arte e design. Partindo de uma reflexão de um contexto histórico em que de fato as condutas projetivas eram delineadas com maior clareza, a pesquisa traz uma seleção de mediações visuais sobre construções gramaticais, que transitam livremente entre dois polos: a transparência e a expressividade. Essas imagens têm em comum uma carga perceptível de reflexão vertical sobre o conteúdo semântico original, o que produz soluções significativas e visualmente complexas. Partindo do suporte de Deleuze e Derrida, é realizada, sobre esses espécimes, uma análise – conduzida por meio do pensamento lógico – das possíveis sensações identificadas em cada composição. A reflexão empreendida nessa pesquisa busca criar espaço para que o projetista contemporâneo possa estabelecer, com a prática de projeto, atitudes mais livres, corajosas e ainda responsáveis. Com base nesse panorama, busca-se fornecer elementos que possam vir a contribuir para uma renovação saudável da visualidade contemporânea.

Artigo completo:

This article draws a panorama that is able to identify possible projective attitudes through an exercise of graphic analysis in projects that work with the plasticity of the word in art and design. Starting with a reflection of the historical context in which the projective behaviors were indeed delineated with greater clarity, the research brings a selection of visual mediations on grammatical constructions, which transits freely between two poles: transparency and expressiveness. These images have in common a perceptible load of vertical reflection on the original semantic content, which produces significant and visually complex solutions. Based on the theoric support of Deleuze and Derrida, an analysis – conducted through logical thinking – of the possible sensations identified in each composition is carried out on these specimens. The reflection carried out in this research seeks to create a space for the contemporary designer to establish freer and more courageous, although still responsible, attitudes with the practice of design. Based on this panorama, this article seeks to provide elements that may contribute to a healthy renewal of contemporary visuality.

Palavras-chave: prática de projeto, artes visuais, design gráfico,

Palavras-chave: projective practice, visual arts, graphic design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0245

Referências bibliográficas
  • [1] Apeloig, P. Bruits du monde. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2019.
  • [2] Armstrong, H. (2019) Teoria do Design Gráfico. ed. São Paulo: Ubu Editora.
  • [3] Artsy. Disponível em: . Acesso em: 7 mai. 2019.
  • [4] Behance. Disponível em: . Acesso em: 7 mai. 2019.
  • [5] Bochner, M. Self/Portrait. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2019.
  • [6] Danto, A. C. (1981) The Transfiguration of the Commonplace: A Philosophy of Art. Cambridge; London: Harvard University Press.
  • [7] Deleuze, G. (2007) Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Zahar.
  • [8] Disalvo, C. (2012) Adversarial Design. Cambridge: The MIT Press.
  • [9] Derrida, J. (1995) A Escritura e a Diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva.
  • [10] Fabio-Morais. Blood, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.
  • [11] Fabio-Morais. Uma escritora. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.
  • [12] Flores, V. Still Reading me?. Disponível em: < https://www.behance.net/gallery/43666079/STILL-READING-ME->. Acesso em: 13 jul. 2019.
  • [13] Gruzynski, A. C. (2008) Design Gráfico: do invisível ao ilegível. 2. ed. São Paulo: Rosari.
  • [14] Johnson, K. Secret Power of Synonyms: Mel Bochner Turns Up the Volume in ‘Strong Language’. Em The New York Times, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.
  • [15] Klusser L. & Lorenz, B. (2018) Design como prática crítica e filosófica. Em Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 5, n. 1, pp. 34-47.
  • [16] Meggs, P. (2009) História do Design Gráfico. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify.
Como citar:

Silva, Jamile Maeda e; Teixeira, Julia Lozzi; Oliveira, Ana Mansur de; "Multiplicidade de atitudes projetivas: uma investigação por meio da palavra gráfica em arte e design", p. 246-255 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0245

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações