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Métodos do projeto: uma análise semiótica para o Design de Moda

Project Methods: A Semiotic Analysis for Fashion Design

COUTO, Mariana dos Santos ; Mestranda, ; PONTE, Raquel Ferreira da ;

Artigo:

O método adotado no processo de criação no campo de design é uma importante ferramenta para compreender o raciocínio da elaboração de uma coleção de roupas. Em paralelo, os conceitos da semiótica de Peirce buscam traçar a construção lógica na concepção de um signo, sendo ela baseada na sequência: objeto=>signo=>interpretante. Esta pesquisa parte da hipótese de que esse processo lógico converge com o percurso adotado no método do projeto (conceito/objeto=>produto/signo=>efeitos/interpretante) para propor uma análise dos métodos mais tradicionais do projeto no campo do Design de Moda sob a perspectiva da semiótica peirceana. Também será analisado o movimento contrário, quando empresas do campo da moda usam o caminho inverso, criando o produto para depois determinar o seu conceito, atribuindo a este o valor de signo.

Artigo:

The method adopted in the creation process in the design field is an important tool to understand the reasoning of the elaboration of a collection of clothes. In parallel, the concepts of Peirce’s semiotics seek to trace the logical construction in the conception of a sign, being it based on the sequence: object=>sign=>interpretant. This research starts from the hypothesis that this logical process converges with the path adopted in the project method (concept/object=>product/sign=>effects/interpretant) to propose an analysis of the most traditional methods of the project in the field of Fashion Design from the perspective of Peircean semiotics. The opposite movement will also be analyzed, when companies in the fashion field use the reverse way, creating the product to later determine its concept, assigning to this the sign value.

Palavras-chave: Métodos do Projeto; Semiótica; Design de Moda.,

Palavras-chave: Project Methods; Semiotics; Fashion Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-4999851

Referências bibliográficas
  • [1] BONA, Sheila Fernanda. Método de projeto de coleção em design de moda: uma configuração para micro e pequenas empresas. Florianópolis, 2019. Dissertação. (Mestrado em Moda) – Área de Concentração Design e Tecnologia do Vestuário, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
  • [2] CHRISTO, Deborah; CIPINIUK, Alberto. Estruturas de funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. In: 9º Colóquio de Moda – Fortaleza(CE), 2013.
  • [3] NIEMEYER, Lucy. Elementos da Semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB – Série Design, 2007
  • [4] PEIRCE, Charles Sanders. The fixation of belief. Popular Science Monthly 12, 1877.
  • [5] PONTE, Raquel Ferreira da. Design sob uma perspectiva peirceana: o processo de criação de existências e suas consequências práticas. 2017.202f. Tese. (Doutorado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
  • [6] SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004b.
  • [7] SANTAELLA, Lucia; WINFRIED, Noth. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
Como citar:

COUTO, Mariana dos Santos; Mestranda, ; PONTE, Raquel Ferreira da; "Métodos do projeto: uma análise semiótica para o Design de Moda", p. 2423-2433 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4999851

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