Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

MÉTODO McCABE-THIELE DETERMINAÇÃO DA RAZÃO DE REFLUXO NO PROJETO E OPERAÇÃO DE COLUNAS COM SAÍDA LATERAL NA SEÇÃO DE RETIFICAÇÃO

MALAVAZI, G. M. ; MOTTA LIMA, O. C. ;

Artigo:

Colunas de destilação estão entre os equipamentos mais usados nas indústrias químicas e petroquímicas. No caso da destilação binária, o método McCabe-Thiele tem ampla utilização em sala de aula por sua simplicidade no entendimento dos conceitos envolvidos, sendo bem discutido na literatura de Operações Unitárias e de Destilação. Entretanto, pouco se encontra quando do projeto e/ou operação de colunas binárias que possuam retiradas de produto não apenas no topo e no fundo da coluna (saídas/retiradas laterais). Dentro deste contexto, este trabalho tem como finalidade a apresentação de uma metodologia para a determinação das razões de refluxo mínima e operacional de colunas binárias que operem com saídas laterais na seção de retificação. Esta determinação é importante em função da saída lateral alterar os fluxos nesta seção, sendo necessária a operação com maiores vazões entre a saída lateral e o topo da coluna, ou seja, de uma maior vazão (ou razão) de refluxo. A metodologia proposta se mostrou adequada para a determinação dos refluxos mínimo e operacional da coluna, sendo de fácil entendimento e implementação didática no contexto do projeto e da análise de colunas de destilação binária pelo método de McCabe-Thiele.

Artigo:

Palavras-chave: destilação, refluxo mínimo, saída lateral, mistura binária,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-03-ts-073

Referências bibliográficas
  • [1] FOUST, A.S., WENZEL, L.A., CLUMP, C.W., ANDERSEN, L.B. (1980), Principles of Unit Operations, 2nd edition. John Willey Andamp; Sons.
  • [2] McCABE, W.L., SMITH, J.C., HARRIOT, T.P. (1993), Unit Operations of Chemical Engineering, 5th edition. McGraw-Hill International Editions.
  • [3] MOTTA LIMA, O.C., FARIA, S.H.B., AGOSTINI, E.E., GONZALEZ, R.S., SILVA, H.R.V.R. (2012), “Metodologia para a Resolução do Refluxo Mínimo em Coluna de Destilação com Múltiplas Alimentações e Saídas Laterais”. Anais em CD do COBEQ 2012, Búzios-RJ, 1-10.
  • [4] MOTTA LIMA, O.C., PEREIRA, N.C. (2007), Destilação - Apostila da disciplina Operações Unitárias II. Publicação Interna - DEQ/UEM, Maringá-PR.
  • [5] PERRY, R.H., GREEN, D.W. (1984), Perry’s Chemical Engineers’ Handbook. 6th edition, McGraw-Hill, New York.
  • [6] SCHEIMAN, A.D. (1969) Find minimum reflux by heat balance. Hydrocarbon Processing, p. 187-194, September 1969.
Como citar:

MALAVAZI, G. M.; MOTTA LIMA, O. C.; "MÉTODO McCABE-THIELE DETERMINAÇÃO DA RAZÃO DE REFLUXO NO PROJETO E OPERAÇÃO DE COLUNAS COM SAÍDA LATERAL NA SEÇÃO DE RETIFICAÇÃO", p. 241-244 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-03-ts-073

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações