Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Método Lêcom: um método que envolve leiturabilidade, legibilidade e fundamentos da lectoescrita visando mensurar o rendimento da leitura de crianças brasileiras em processo de letramento

Lourenço , Daniel A. ; Coutinho, Solange G. ;

Artigo completo:

Este artigo objetiva apresentar um experimentopiloto onde foi utilizado o Método Lêcom – que é um método voltado paramensurar o rendimento da leitura de crianças no segundo ano do ensinofundamental de escolas públicas brasileiras, a partir dos fundamentos dalegibilidade e leiturabilidade, juntamente com aspectos da lectoescrita. Foramdemonstradas todas as etapas do método, assim como a sua aplicação com cincocrianças do ensino fundamental da escola da rede municipal Lions Tambaú em João Pessoa, Paraíba; os resultados e a suadiscussão são apresentados durante a aplicação do método.

Artigo completo:

Palavras-chave: Leitura infantil, legibilidade, leiturabilidade, lectoescrita,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-046

Referências bibliográficas
  • [1] ALDRICH-RUENZEL, N.; FENNELL, J. (Eds). 199 Designer’s Guide to Typography. Nova Iorque: Watson Guptill Publications. BIZZOTTO, I. M.; AROEIRA L. M.; PORTO A. 2010. Alfabetização Linguística: da teoria à prática. 1ª Edição. Belo Horizonte: Editora Dimensão. BEIER, S. 2009. Typeface Legibility: towards defining familiarity. 268 f. Tese (P.H.D) - Royal College of Art. Londres. Disponível em: Acesso em: 15 de agosto de 2012.
Como citar:

Lourenço , Daniel A.; Coutinho, Solange G.; "Método Lêcom: um método que envolve leiturabilidade, legibilidade e fundamentos da lectoescrita visando mensurar o rendimento da leitura de crianças brasileiras em processo de letramento", p. 481-491 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-046

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações