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Método Lêcom: a relevância de aspectos ergonômicos para a construção de procedimentos que visam mensurar o rendimento de leitura com crianças brasileiras

LOURENÇO, Daniel Alvares ; COUTINHO, Solange Galvão ;

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Este artigo objetiva apresentar as etapas metodológicas do Método Lêcom, um método voltado para mensurar o rendimento da leitura de crianças no segundo ano do ensino fundamental de escolas públicas brasileiras, a partir dos fundamentos da legibilidade e leiturabilidade, juntamente com aspectos da lectoescrita. No decorrer da aplicação do método, as crianças devem ler e copiar frases projetadas por um datashow, onde alguns princípios da ergonomia visual foram essenciais para construir as etapas do método e posteriormente aplica-las com as crianças.

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DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-6869

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Como citar:

LOURENÇO, Daniel Alvares; COUTINHO, Solange Galvão; "Método Lêcom: a relevância de aspectos ergonômicos para a construção de procedimentos que visam mensurar o rendimento de leitura com crianças brasileiras", p. 526-538 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-6869

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