Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Método Lêcom: a relevância de aspectos ergonômicos para a construção de procedimentos que visam mensurar o rendimento de leitura com crianças brasileiras

LOURENÇO, Daniel Alvares; COUTINHO, Solange Galvão;

Artigo Completo:

Este artigo objetiva apresentar as etapas metodológicas do Método Lêcom, um método voltado para mensurar o rendimento da leitura de crianças no segundo ano do ensino fundamental de escolas públicas brasileiras, a partir dos fundamentos da legibilidade e leiturabilidade, juntamente com aspectos da lectoescrita. No decorrer da aplicação do método, as crianças devem ler e copiar frases projetadas por um datashow, onde alguns princípios da ergonomia visual foram essenciais para construir as etapas do método e posteriormente aplica-las com as crianças.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-6869

Referências bibliográficas
  • [1] ALDRICH-RUENZEL, N.; FENNELL, J. (Eds). Designer’s Guide to Typography. Nova Iorque: Watson Guptill Publicationsed, 199
  • [2] BAZERMAN, C. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
  • [3] BEIER, S. Typeface Legibility: towards defining familiarity. 268 f. (Tese de Doutorado não publicada), Royal College of Art. Londres, 2009. Disponível em: Acesso em: 15 de agosto de 2012.
  • [4] BIZZOTTO, I. M.; AROEIRA L. M.; PORTO A. Alfabetização Linguística: da teoria à prática. 1ª Edição. Editora Dimensão: Belo Horizonte, 2010.
  • [5] FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. 4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.
  • [6] FISHER, S. R. História da Leitura. Tradução: Cláudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 200
  • [7] FONTOURA, A. M.; FUKUSHIMA, N. Vade-mécum de Tipografia. Editora Insight, 2012.
  • [8] GIBSON, D. The Wayfinding Handbook: Information Design for Public Places. Nova Iorque: Princeton, 2009.
  • [9] GONÇALVES, C. H. C. Estudo da metodologia de projeto gráfico aplicado ao contexto de uma empresa jornalística, (Dissertação de Mestrado em Design, não publicada). Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.
  • [10] HARRISON, C. Readability in the classroom. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1980.
  • [11] HEALY, A. F.; CUNNINGHAM, T. F. A developmental evaluation of the role of word shape in word recognition. Memory and Cognition v.20, n.2, p. 141-150, 1992.
  • [12] IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
  • [13] KAMIKASE, M. S.; NASCIMENTO R. A.; SANTOS J. E. Bulas e Cartelas de Medicamentos: Possíveis soluções de leiturabilidade através do Design Gráfico. Revista ARCOS DESIGN, v. 6, n. 1 p.42-59, Rio de Janeiro, 2011.
  • [14] KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
  • [15] LOURENÇO, D. A. Desenvolvimento de um método para avaliação do rendimento de leitura com crianças brasileiras envolvendo legibilidade, leiturabilidade e fundamentos da lectoescrita - Método Lêcom. (Tese de Doutorado não publicada), Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2016.
  • [16] LUND, O. Knowledge construction in Typography: the case of legibility research in the legibility of sans serif typefaces, (Tese de Doutorado não publicada), Department of Typography & Graphic Communication, The University of Reading, Reino Unido,1999.
  • [17] MCLAUGHLIN, G. H. Proposals for British readability measures. Third international reading symposium. p. 186-205, 1968.
  • [18] NATION, K.; SNOWLING, M. Assessing reading difficulties: the validity and utility of current measures of reading skill. British Journal of Educational Psychology, v. 67, n.3, p. 359-370, 1997.
  • [19] ROSE, J. Análise Comportamental da aprendizagem da leitura e escrita. Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Brazilian Journal of Behavior Analysis, v.1, n.1, p. 2950, 2005.
  • [20] RUMJANEK, L. Construção de textos para estudo de legibilidade com crianças em processo de alfabetização. 9° USIHC: Curitiba, 2009.
  • [21] SASSOON, R.; WILLIAMS, A. Why sasson? Material complementar que acompanha a tipografia Sassoon. Londres, 2000.
  • [22] SOUSA, M. Guia de Tipos: Métodos para o uso de fontes em PC. 2002. Disponível em:< www.guiadetipos.pt.vu> Acesso em: 22 de agosto de 2012.
  • [23] TINKER, M. A. Legibility of print. Iowa State University Press, Ames, 1963.
  • [24] VALÉRIO, M. Â. F. M. Uma Prevenção para Todos? Análise do Grau de Leiturabilidade, Peso da Régua, 2007.
  • [25] ZACHRISSON, B. Studies in the legibility of printed text. Uppsala: Almqvist & Wicksell, 1965.
Como citar:

LOURENÇO, Daniel Alvares; COUTINHO, Solange Galvão; "Método Lêcom: a relevância de aspectos ergonômicos para a construção de procedimentos que visam mensurar o rendimento de leitura com crianças brasileiras", p. 526-538 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-6869

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações