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Movimentos espontâneos do sistema orofacial nos períodos dos movimentos Gerais de Prechtl em crianças nascidas pré-termo e a termo.

Movimentos espontâneos do sistema orofacial nos períodos dos movimentos Gerais de Prechtl em crianças nascidas pré-termo e a termo.

Goulart, Ana Lucia ; Morais, Regina Donnamaria ; Kopelman, Benjamin Israel ;

Pôster:

Justificativa

Movimentos espontâneos do sistema orofacial (ME-SOF) apresentam maior complexidade no último trimestre da gestação e a ausência deste período para o desenvolvimento desses movimentos pode contribuir para inadequações orais em prematuros

 

Objetivo(s)

Comparar ME-SOF em crianças pré-termo (PT) sem intercorrências neonatais significantes e termo (T), nos períodos Writhing e Fidgety de Prechtl e avaliar os movimentos gerais de Prechtl nos mesmos períodos

 

Método(s)

Registradas em vídeos de 3 minutos as posturas e ME-SOF, analisados segundo variabilidade de movimento, postura, forma e simetria dos lábios, língua e comissuras.

 

Resultado(s)

Incluídas 94 crianças: 22 PT e 19 T no período Writhing e 29 PT e 24 T no período Fidgety. Não houve diferença entre os grupos PT e T para variáveis de movimento de boca, forma de língua, simetria de língua e simetria de comissura. Observou-se menor frequência, intensidade e variabilidade de posturas e movimentos de boca, língua e comissuras entre crianças no período Writhing comparadas às do período Fidgety. No período Writhing os ME-SOF foram relacionados aos movimentos corporais e no período Fidgety os ME-SOF foram dissociados dos movimentos corporais. No período Writhing 90,9% dos PT e 57,9% dos T apresentaram repertório pobre, no período Fidgety 100% dos PT e T mostraram presença de Fidgety segundo Prechtl

 

Conclusão(ões)

PT sem intercorrências neonatais significantes apresentaram desenvolvimento semelhante do SOF às crianças T e os dois grupos mostraram maior atividade no período Fidgety. Este estudo inédito pode representar um método para avaliação de alterações dos ME-SOF em prematuros e suas repercussões

Pôster:

Justificativa

Movimentos espontâneos do sistema orofacial (ME-SOF) apresentam maior complexidade no último trimestre da gestação e a ausência deste período para o desenvolvimento desses movimentos pode contribuir para inadequações orais em prematuros

 

Objetivo(s)

Comparar ME-SOF em crianças pré-termo (PT) sem intercorrências neonatais significantes e termo (T), nos períodos Writhing e Fidgety de Prechtl e avaliar os movimentos gerais de Prechtl nos mesmos períodos

 

Método(s)

Registradas em vídeos de 3 minutos as posturas e ME-SOF, analisados segundo variabilidade de movimento, postura, forma e simetria dos lábios, língua e comissuras.

 

Resultado(s)

Incluídas 94 crianças: 22 PT e 19 T no período Writhing e 29 PT e 24 T no período Fidgety. Não houve diferença entre os grupos PT e T para variáveis de movimento de boca, forma de língua, simetria de língua e simetria de comissura. Observou-se menor frequência, intensidade e variabilidade de posturas e movimentos de boca, língua e comissuras entre crianças no período Writhing comparadas às do período Fidgety. No período Writhing os ME-SOF foram relacionados aos movimentos corporais e no período Fidgety os ME-SOF foram dissociados dos movimentos corporais. No período Writhing 90,9% dos PT e 57,9% dos T apresentaram repertório pobre, no período Fidgety 100% dos PT e T mostraram presença de Fidgety segundo Prechtl

 

Conclusão(ões)

PT sem intercorrências neonatais significantes apresentaram desenvolvimento semelhante do SOF às crianças T e os dois grupos mostraram maior atividade no período Fidgety. Este estudo inédito pode representar um método para avaliação de alterações dos ME-SOF em prematuros e suas repercussões

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1348

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Goulart, Ana Lucia; Morais, Regina Donnamaria; Kopelman, Benjamin Israel; "Movimentos espontâneos do sistema orofacial nos períodos dos movimentos Gerais de Prechtl em crianças nascidas pré-termo e a termo.", p. 83-84 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1348

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