Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Mortalidade por pneumonia em crianças e jovens está associada à condição socioeconômica e urbana em São Paulo, Brasil

Mortalidade por pneumonia em crianças e jovens está associada à condição socioeconômica e urbana em São Paulo, Brasil

Miranda, William Cabral de ;

Pôster:

Justificativa

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões causada pela penetração de agentes infecciosos ou por reações alérgicas. Esta doença é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em crianças, principalmente com aquelas que vivem em países em desenvolvimento, onde se estima mais de 1 milhão de mortes anualmente em todo o mundo. Estudos têm sugerido que as doenças infecciosas estão associadas às condições socioeconômicas das populações de crianças e jovens vulneráveis.

 

Objetivo(s)

Este estudo analisou a associação entre os riscos relativos de mortalidade por pneumonia em crianças e jovens de até 19 anos e as condições ambientais, urbanas e socioeconômicas nos distritos administrativos de São Paulo, Brasil, de 2010 a 2018.

 

Método(s)

Os riscos relativos foram calculados considerando como covariáveis sexo e faixa por meio do software SaTScan. O programa calculou os riscos relativos e aplicou um teste estatístico para detectar aglomerados espaciais. A regressão linear múltipla foi utilizada com o método para selecionar variáveis independentes relevantes para o modelo. A seleção das variáveis a serem consideradas nos modelos obedece à lógica da avaliação global do modelo por meio da estatística Z-ANOVA.

 

Resultado(s)

As populações mais vulneráveis à mortalidade por pneumonia residiam em distritos administrativos com baixas condições socioeconômicas. Os distritos administrativos com maior presença de vias de trânsito rápido também apresentam maior risco de mortalidade por pneumonia em crianças e jovens.

 

Conclusão(ões)

Há evidências de associações entre mortalidade por pneumonia e condição socioeconômica e urbana, indicando as características das grandes cidades e as doenças respiratórias

Pôster:

Justificativa

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões causada pela penetração de agentes infecciosos ou por reações alérgicas. Esta doença é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em crianças, principalmente com aquelas que vivem em países em desenvolvimento, onde se estima mais de 1 milhão de mortes anualmente em todo o mundo. Estudos têm sugerido que as doenças infecciosas estão associadas às condições socioeconômicas das populações de crianças e jovens vulneráveis.

 

Objetivo(s)

Este estudo analisou a associação entre os riscos relativos de mortalidade por pneumonia em crianças e jovens de até 19 anos e as condições ambientais, urbanas e socioeconômicas nos distritos administrativos de São Paulo, Brasil, de 2010 a 2018.

 

Método(s)

Os riscos relativos foram calculados considerando como covariáveis sexo e faixa por meio do software SaTScan. O programa calculou os riscos relativos e aplicou um teste estatístico para detectar aglomerados espaciais. A regressão linear múltipla foi utilizada com o método para selecionar variáveis independentes relevantes para o modelo. A seleção das variáveis a serem consideradas nos modelos obedece à lógica da avaliação global do modelo por meio da estatística Z-ANOVA.

 

Resultado(s)

As populações mais vulneráveis à mortalidade por pneumonia residiam em distritos administrativos com baixas condições socioeconômicas. Os distritos administrativos com maior presença de vias de trânsito rápido também apresentam maior risco de mortalidade por pneumonia em crianças e jovens.

 

Conclusão(ões)

Há evidências de associações entre mortalidade por pneumonia e condição socioeconômica e urbana, indicando as características das grandes cidades e as doenças respiratórias

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1320

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Miranda, William Cabral de; "Mortalidade por pneumonia em crianças e jovens está associada à condição socioeconômica e urbana em São Paulo, Brasil", p. 45-46 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1320

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações