Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Moodle - UFPR: um redesign de interface centrado no usuário

Moodle - UFPR: a user-centred interface redesign

Bueno, Juliana ; Antoniolli, Karina de Abreu ; Heleno, Letícia Lôndero ;

Artigo completo:

Esse artigo apresenta o processo e resultados de um projeto de 6 meses realizado a partir de uma parceria entre a CIPEAD/UFPR (Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná) e o Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, para reestruturar a interface e interação do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) Moodle-UFPR, colocando a experiência do usuário como foco e contemplando sua diversidade no escopo acadêmico. Como processo de design, foi tomada como base a estrutura dos elementos de um sistema digital apontada por Garrett, com o objetivo de garantir uma boa experiência do usuário dentro dos níveis: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Reuniões regulares com o time CIPEAD/UFPR, avaliação especializada da atual interface da plataforma, grupo focal com professores e alunos da plataforma e análise de similares são os principais passos metodológicos no nível estratégico. Com isso, são considerados aspectos chave para a nova interface: interatividade; simplicidade; intuitividade; acessibilidade; acesso rápido; uniformização; identidades visuais bem definidas para os diferentes cursos. Como resultado, o time apresenta um protótipo não funcional e guia de estilo da nova interface e projeto de interação do Moodle-UFPR para implementação por parte do time CIPEAD/UFPR. O projeto deve passar por validação com usuários em potencial para ter sua efetividade garantida.

Artigo completo:

This paper presents the process and the results of a 6-month project, a partnership between CIPEAD/UFPR (Coordination of Integration of Distance Learning Education Policies of the Federal University of Paraná, Brazil) and the Design Department of UFPR to reorganize the interface and interaction of the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle-UFPR, having user experience as a focus and contemplating its diversity in the academic scope. As a design process, the structure of elements of a digital system pointed out by Garrett was taken as a basis, in order to guarantee a good user experience in the following levels: strategy, scope, structure, skeleton and surface. Systematic meetings with CIPEAD/UFPR team, expert evaluation of the current Moodle-UFPR interface, Focus Group with Moodle-UFPR professors and students and analysis of similar VLEs are the main methodological steps of the strategy level. With that, are considered as the key aspects for the new interface: interactivity; simplicity; intuitiveness; accessibility; quick access; standardization; well-defined visual identity for the different courses. As a result, the team presents a non-functional prototype and style guide of the new Moodle-UFPR interface and interaction project for implementation by CIPEAD/UFPR team. The project must go through validation of its potential users so that its effectiveness is guaranteed.

Palavras-chave: moodle, interface, dcu,

Palavras-chave: moodle, interface, ucd,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0121

Referências bibliográficas
  • [1] Almeida, M. E. B. (2006) Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, M. (Org). Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola.
  • [2] Cybis, W., Betiol, A.H., & Faust, R. (2015) Ergonomia e Usabilidade 3ª edição: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora.
  • [3] Filatro, A. (2007) Design instrucional contextualizado . Editora Senac, São Paulo, Brazil.
  • [4] Gabardo, P.; Quevedo, S. R. P. de; Ulbricht, V. R. (2010) Estudo Comparativo das Plataformas de Ensino-Aprendizagem. Encontros Bibli: Edição especial de sistemas de informação, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 65-84, 1 dez. 2010. Disponível em: .
  • [5] Garrett, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Second Edition. Aiga, 2011.
  • [6] Filho, J. G. (2004) Gestalt do Objeto. 6ª ed. . São Paulo: Escrituras Editora.
  • [7] Google. Material Design (2017) Disponível em: https://material.io/design/
  • [8] Horn, R. (1998) Visual language: global communication for the 21th century. Washington: Macrovu Inc.
  • [9] Horton S., & Quesenbery W. (2014) A Web for Everyone: Designing Accessible User Experiences, 1ed. EUA: Rosenfeld.
  • [10] ISO 9241-210 (2010) Ergonomics of human-system interaction – Part 210: Human-centred design for interactive systems.
  • [11] Martin, B. & Hanington, B. (2012) Universal Methods of Design. Beverly, MA: Rockport Publishers.
  • [12] Mijksenaar, P. (1997) Visual function: an introduction to information design. Rotterdam: 010 Publishers.
  • [13] Moodle (2018) Open-source learning platform. Disponível em: https://moodle.org/
  • [14] Moretto, L., & Ulbricht, V. R. (2011) Uma análise comparativa da Acessibilidade Digital da Plataforma Moodle entre as versões 1.9 e 2.0. Ambiente virtual de aprendizagem inclusivo / organizadores: Vania Ribas Ulbricht, Tarcísio Vanzin e Vilma Villarouco. – Florianópolis : Pandion.352 p.
  • [15] NCSU (1997) The Principles of Universal Design: Version 2.0. Disponível em: .
  • [16] Krueger, R. A. (1994) Focus groups: a practical guide for applied research. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications.
  • [17] Lowdermilk, T. (2013) Design Centrado no Usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. Tradução: Lúcia Ayako Kinoshita. São Paulo: Novatec.
  • [18] Lupton, E. (2017) Design is storytelling. New York: Cooper- Hewitt.
  • [19] Pereira, A.T.C. (2007) Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Em em diferentes Contexto. Rio de Janeiro: Ed.Ciência Moderna.
  • [20] Santos, E. (2006) O. Articulação de saberes na EAD online: Por uma rede interdisciplinar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org). Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, pp. 219-232.
  • [21] Silva, M. (2006) Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola.
  • [22] Sonza, A., Kade, A., Façanha, A., Rezende, A., Nascimento, G., Rosito, M., Bortolini, S., & Fernandes, W. (2013) Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, Brazil.
Como citar:

Bueno, Juliana; Antoniolli, Karina de Abreu; Heleno, Letícia Lôndero; "Moodle - UFPR: um redesign de interface centrado no usuário", p. 1658-1668 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0121

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações