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MONSTROS DE BRINQUEDO: O DESIGN E A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA

Ribeiro, Rita A. C.; Cotrim, Michelle;

Artigo Completo:

O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre design e infância no cenário contemporâneo a partir do olhar sobre os brinquedos que trazem em sua essência a temática monstro. O artigo é dividido em quatro partes e apresenta, através de análises e revisão bibliográfica, as mudanças nos aspectos estéticos e culturais, abordando elementos relativos ao comportamento coletivo e social conjugando com o discurso sobre a alegoria contemporânea do zumbi, a virtualização da vida, o monstro como metáfora, o dissolver dos limites entre o bom e o mau, o encurtamento e prolongamento da infância e o gótico contemporâneo. Como objetos de estudo foram utilizados as pelúcias interativas Furbys, a linha Marvel Super Hero Mashers e as bonecas Monster High.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Infância; Monstros,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0322

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Como citar:

Ribeiro, Rita A. C.; Cotrim, Michelle; "MONSTROS DE BRINQUEDO: O DESIGN E A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA", p. 3760-3772 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0322

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