Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MODIFICAÇÃO QUÍMICA DO MESOCARPO DO COCO BABAÇU COM O POLÍMERO TETRAMETIL-2,6-BROMOIONENO PARA ADSORÇAO DO PESTICIDA PARATION METÍLICO

SOUSA, M. R. A. ; SILVA, A. T. da ; SANTANA, A. A. ; SALLES, W. F. de LA ; COSTA, A. P. da ;

Artigo Completo:

A preocupação com a contaminação de sistemas aquáticos superficiais e subterrâneos por pesticidas tem crescido no meio científico. Dentre os pesticidas mais utilizados para tal finalidade, encontra-se o paration metílico (inseticida organofosforado) que é amplamente utilizado para controle de parasitas e larvas nas lavouras. O objetivo geral dessa pesquisa foi utilizar o mesocarpo de babaçu como matriz para ancoragem do polímero catiônico tetrametil-2,6-bromoioneno nas proporções de 2, 4, 6 e 8 g de polímero para 20 g deste material com a finalidade de modificar a polaridade do mesocarpo, com vistas na sua aplicação como adsorvente para pesticidas em ambientes aquáticos, em especial, o paration metílico. Para a caracterização e sintetização do mesocarpo de babaçu modificado com o polímero quaternário foram feitas a capacidade adsortiva deste novo adsorvente utilizando a Cromatografia a Líquido de Alto Desempenho (HPLC), Espectroscopia de Absorção na Região do Infravermelho com Transformada de Fourrier (FTIR), Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (RMN-H) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados para as análises das amostras de mesocarpo de babaçu modificadas mostraram que o polímero interagiu com o mesocarpo provocando alterações microestruturais na matriz (mesocarpo de babaçu) bem como houve adsorção do pesticida na matriz de mesocarpo modificada com percentuais diferentes de polímero catiônico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: mesocarpo do coco de babaçu,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-207

Referências bibliográficas
  • [1] COSTA FILHO, A. P. Síntese e caracterização de nanocompósitos bentonita-ionenos alifáticos com diferentes tamanhos de espaçadores na cadeia polimérica. 2005. 276 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
  • [2] CRUZ, G. C. N.; COELHO, M. V. Characterization of the Ca-ATPase activity of Pachymerus nucleorum (Coleoptera: Chysomelidae: Bruchinae) larvae. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética e Bioquímica) – Universidade Federal de Urberlândia, Uberlância, 2006. (Submetido para Comparative Biochemistry and Physiology. Part B).
  • [3] KOK, W. TH. Journal of Cromatrography, 2004.
  • [4] RODRIGUES, E. L.; PAIVA, M. J. T. R.; PACHECO, F. J. VEIGA, M. L. Efeito agudo do organofosforado Dipterex 500 (Trichlorfon) em baço de curimbatá Prochilodus scrofa (Steindachner, 1881). B. Inst. Pesca, São Paulo, 24 (n. especial), p. 197-203. Disponível em: . Acesso em: 01 jan. 2017. SILVERSTEIN, R. M.; WEBSTER, F. X.; KIEMLE, D. J. Identificação Espectrométrica de Compostos Orgânicos. São Paulo: LTC, 2010.
Como citar:

SOUSA, M. R. A.; SILVA, A. T. da; SANTANA, A. A.; SALLES, W. F. de LA; COSTA, A. P. da; "MODIFICAÇÃO QUÍMICA DO MESOCARPO DO COCO BABAÇU COM O POLÍMERO TETRAMETIL-2,6-BROMOIONENO PARA ADSORÇAO DO PESTICIDA PARATION METÍLICO", p. 1133-1138 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-207

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações