Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODIFICAÇÃO DE SUPORTES DE POLI (ÁCIDO LÁCTICO) OBTIDOS POR IMPRESSORA 3D PARA IMOBILIZAÇÃO DE LIPASE DE RHIZOPUS ORYZAE

MODIFICATION OF POLY (LACTIC ACID) SUPPORTS OBTAINED BY 3D PRINTER FOR IMMOBILIZATION OF LIPASE OF RHIZOPUS ORYZAE

IZIDORO, BÁRBARA FERNANDES ; PAULA, ARIELA VELOSO DE ; , ; , ;

Artigo:

Atualmente, o poli (ácido lático) é um políéster que vêm sendo amplamente utilizado na confecção de objetos sólidos tridimensionais com dimensões e estruturas desejadas. Nesse contexto, esta pesquisa visou imprimir, em impressora 3D, suportes de PLA para imobilização da lipase de Rhizopus oryzae por ligação covalente. Para isso, foi preciso incorporar aos suportes, grupos amino livres para a ligação da lipase, determinando-se as melhores condições para o processo de imobilização enzimática. Em seguida, realizou-se o teste de ninidrina e análise de ressonância magnética nuclear (RMN) para confirmar a incorporação desses grupos. Observou-se que o suporte submetido a 2 horas de reação de aminólise, teve sua estrutura comprometida. No teste de ninidrina, verificou-se que a melhor condição para a reação de aminólise seria 15 minutos de reação e 60 mg/ml de hexametilenodiamina. Além disso, a análise de RMN confirmou a incorporação dos grupos amino, através do surgimento de picos nas regiões dos prótons -CH3 e -CH do lactilo hidroxilado, em 1,51~1,52 (a) e 4,40~4,36 ppm (b), e dos prótons C2H4 da hexametilenodiamina, em 4,07 ~ 4,03 ppm (e) no PLA modificado. Ademais, verificou-se a maior atividade hidrolitica para o derivado imobilizado triturado, modificado com 1% de glutaraldeído (90,9640 e 61,6024 U/g).

Artigo:

Palavras-chave: IMPRESSORA 3D, LIPASE, POLI (áCIDO LACTICO),

Palavras-chave: 3D PRINTER, LIPASE, POLY (LACTIC ACID),

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT42

Referências bibliográficas
Como citar:

IZIDORO, BÁRBARA FERNANDES; PAULA, ARIELA VELOSO DE; , ; , ; "MODIFICAÇÃO DE SUPORTES DE POLI (ÁCIDO LÁCTICO) OBTIDOS POR IMPRESSORA 3D PARA IMOBILIZAÇÃO DE LIPASE DE RHIZOPUS ORYZAE", p. 406-412 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT42

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações