Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES TEXTURAIS DA PENEIRA MOLECULAR DO TIPO MCM-41 POR DEPOSIÇÃO DE CARBONO

MODIFICATION OF THE TEXTURAL PROPERTIES OF THE MCM-41 TYPE MOLECULAR SIEVE BY CARBON DEPOSITION

SILVA, DIOGO PIMENTEL DE SÁ DA ; SILVA, ANTONIO OSIMAR SOUSA DA ; RAUL CéSAR DA SILVA NASCIMENTO, PEDRO FERNANDES DE MELO SOARES ;

Artigo:

Nas últimas décadas houve um grande aumento na utilização das peneiras moleculares do tipo MCM-41 na área da adsorção, aonde estas vem se demonstrando como adsorventes versáteis por possuírem uma estrutura hexagonal ordenada e elevada área específica. Além disso, os materiais mesoporosos são utilizados como suporte para deposição de carbono com o intuito de otimizar estas características, acarretando em uma melhoria no seu uso como adsorventes. Neste trabalho foi avaliada a síntese da MCM-41 e uma versão modificada por deposição de carbono oriundo da sacarose (MCM-41-CC). A partir das análises de difratometria de raios X (DRX) e adsorção de N2, foram obtidos perfis de difratogramas e isotermas de adsorção característicos da peneira molecular MCM-41. Através das análises térmicas (TG/DTG) foi possível determinar a porcentagem de carbono na MCM-41-CC, que foi de 32,8 %. As análises de adsorção de N2 mostraram que houve uma redução da área específica dos materiais modificados com camada de carbono. No entanto, os resultados de área de microporos, diâmetro de poro médio e volume microporoso da MCM-41 CC aumentaram em relação a MCM-41 pura.

Artigo:

Palavras-chave: MCM-41, MODIFICAÇÃO, DEPOSIÇÃO DE CARBONO,

Palavras-chave: MCM-41, MODIFICATION, CARBON DEPOSITION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC2

Referências bibliográficas
Como citar:

SILVA, DIOGO PIMENTEL DE SÁ DA; SILVA, ANTONIO OSIMAR SOUSA DA; RAUL CéSAR DA SILVA NASCIMENTO, PEDRO FERNANDES DE MELO SOARES; "MODIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES TEXTURAIS DA PENEIRA MOLECULAR DO TIPO MCM-41 POR DEPOSIÇÃO DE CARBONO", p. 1288-1294 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC2

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações