Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODELOS MATEMÁTICOS AJUSTADOS A CINÉTICA DE SECAGEM DE MÍNERIOS DE FERRO E CROMO

MATHEMATICAL MODELS ADJUSTED TO DRY KINETICS OF IRON AND CHROME MINERALS

MATOS, OTONIEL BARBOSA DE ; ARAÚJO, PEDRO HENRIQUE FAURO DE ; FERREIRA, AILTON FREITAS BALIEIRO ; ALMEIDA, MARCOS DANILO COSTA DE ; , ;

Artigo:

O objetivo do presente trabalho é estudar a secagem dos minérios de ferro e cromo ? oriundos da Cidade de Santana, Estado do Amapá, região Norte do Brasil ? para avaliação da influência da temperatura e de modelos matemáticos de secagem. Os experimentos foram realizados em uma estufa por quase 3 horas e em temperaturas de 100 a 200 °C. Os modelos foram ajustados à secagem experimental com auxílio do software STATISTICA e adotando-se o método de mínimos quadrados para analisar qual modelo melhor se assemelha aos dados experimentais, comparando os valores de coeficiente de determinação (R2), de erro médio relativo (EMR), de erro médio estimado (EME) e da tendência de distribuição dos resíduos. A partir dos resultados obtidos, o modelo de aproximação de difusão foi o melhor para o minério de ferro (em todas as temperaturas) e de cromo (em T = 150 e 200 °C). Para a secagem do minério de cromo a 100 °C, o melhor modelo foi o de Henderson e Pabis. Ambos os modelos matemáticos obtiveram R2 superior a 99,7%, EMR inferior a 10% e tendência tipo aleatória.

Artigo:

Palavras-chave: MODELAGEM; SECAGEM; MINéRIO DE FERRO,

Palavras-chave: MODELING; DRYING; IRON ORE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP65

Referências bibliográficas
Como citar:

MATOS, OTONIEL BARBOSA DE; ARAÚJO, PEDRO HENRIQUE FAURO DE; FERREIRA, AILTON FREITAS BALIEIRO; ALMEIDA, MARCOS DANILO COSTA DE; , ; "MODELOS MATEMÁTICOS AJUSTADOS A CINÉTICA DE SECAGEM DE MÍNERIOS DE FERRO E CROMO", p. 3241-3247 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP65

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações