Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MODELO PARA CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA NA IMPLEMENTAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS

Garcia, Eduardo Rocha ; Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira ; Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira ;

Artigo Completo:

Os micro e pequenos empreendimentos (MPEs) são a mola propulsora da economia. Contudo, vivenciam uma escassez de sistemas e métodos que permitam realizar seu gerenciamento e responder com flexibilidade e rapidez às mudanças do mercado, como a Customização em Massa (CM). O artigo objetiva propor um modelo adaptado de CM para MPEs tendo foco na estratégia de diferenciação. O cenário selecionado para o estudo piloto foi o planejamento e implantação de uma microempresa de alimentos congelados saudáveis, buscando personalizar o pacote produto-serviço sem afetar tempos e custos de produção – cerne da CM. Para adaptar o modelo de CM, baseou-se em uma aplicação da literatura, modificando-se o necessário para viabilizar sua utilização para MPEs, tendo suporte de ferramentas: Business Canvas, Matriz SWOT e Gestão de Requisitos. O modelo adaptado possui seis etapas, alocadas em quatro estágios preconizados pela CM, e dois fluxos de melhoria contínua (kaizen). Verificou-se o atendimento customizado de 85% dos requisitos dos clientes e também um novo tipo de cliente, ampliando as fontes de receita com o mesmo produto. O modelo adaptado conferiu diferenciação estratégica ao negócio foco da pesquisa e, guardadas as particularidades de cada segmento, pode ser utilizado para auxiliar na agregação de valor a startups.

Artigo Completo:

Palavras-chave: customização em massa, micro e pequenas empresas (PMEs), empreendedorismo, alimentos congelados saudáveis, estratégia de diferenciação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-077

Referências bibliográficas
  • [1] ALBORNOZ, S. G. Tempo livre e humanização: dúvidas e esperanças ante as novas possibilidades de lazer. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v13, n.1, p.89-101, 2010.
  • [2] FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: AMGH, 2014. 535 p.
  • [3] FREITAS, A. L. A qualidade em serviços no contexto da competitividade. Revista Produção Online, v5, n.1, 2005. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.
  • [4] KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2012. 792 p.
  • [5] MÜLLER, C. J. Modelo de Gestão Integrando Planejamento Estratégico, Sistemas de Avaliação de Desempenho e Gerenciamento de Processos (MEIO - Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações). 2003. 202f. Tese (Doutorado em Engenharia - Ênfase em Gerência da Produção). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2003.
  • [6] OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 300 p.
  • [7] PORTER, M. E. What is strategy? Cambridge: Harvard Business Review, 1996. 288 p.
  • [8] RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. S. P. H. A. R. Serviços bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. Revista de Administração Contemporânea, v4, n.3, 2000.
  • [9] SHARABI, M. Today's quality is tomorrow's reputation (and the following day's business success, Total Quality Management & Business Excellence). European Society for Organisational Excellence: v25, p.183-197, 2014.
  • [10] SICHIERI, R. Consumo alimentar no Brasil e o desafio da alimentação saudável. Revista ComCiência, n.145, 2013.
  • [11] TACHIZAWA, T. et al. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias dos negócios. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006. 312 p.
  • [12] TILLMANN, P. A. Diretrizes para a Adoção da Customização em Massa na Construção Habitacional para Baixa Renda. 2008. 168f. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2008.
  • [13] VIEIRA, J. F. Customização em Massa aplicada ao setor de serviços. 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2014.
Como citar:

Garcia, Eduardo Rocha; Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira; Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira; "MODELO PARA CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA NA IMPLEMENTAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS", p. 744-753 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-077

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações