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Modelo de gestão da informação nos processos criativos do design: Um estudo fenomenológico do projeto editorial Diablo III: Livro de Caim

A model of information’s management the design creative process: A phenomenological study on editorial project Diablo III: Book of Caim

PINHEIRO, E. Petra ; MATSUNAGA, Célia ;

Artigo:

Em função de gerar subsídios para uma aproximação entre a fenomenologia e os processos criativos do design de livros, esse estudo investiga as escolhas gráficas do projeto Diablo III: Livro de Caim e propõe possíveis caminhos criativos que podem ser feitos no projeto. Como resultado foram geradas cinco diretrizes com base na fenomenologia husserliana direcionadas à composição visual do livro. A partir do mapeamento de dados do objeto que será projetado, o designer experimenta a descoberta da identidade visual do livro; experimenta também a descoberta do fluxo de informações mentais trazidas à sua consciência, tais como de cruzamento destas informações que permitem ao designer não apenas conhecer projeto na sua essência pura como antecipar mentalmente o produto gráfico.

Artigo:

In order to generate subsidies for an approximation between phenomenology and the creative processes of book design, this study investigates the graphic choices of the Diablo III: Book of Cain project and proposes possible creative paths that can be made in the project. As a result, five guidelines were generated based on Husserlian phenomenology aimed at the visual composition of the book. From the data mapping of the object that will be designed, the designer experiences the discovery of the book's visual identity; he also experiences the discovery of the flow of mental information brought to his consciousness, such as the crossing of this information that allows the designer not only to know the project in its pure essence, but also to mentally anticipate the graphic product.

Palavras-chave: Fenomenologia em projeto de Design; Processos Criativos; Design de Informação.,

Palavras-chave: Phenomenology in Design Project;.Creative process; Information Design;,

DOI: 10.5151/ped2022-9134468

Referências bibliográficas
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Como citar:

PINHEIRO, E. Petra; MATSUNAGA, Célia; "Modelo de gestão da informação nos processos criativos do design: Um estudo fenomenológico do projeto editorial Diablo III: Livro de Caim", p. 2434-2445 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9134468

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