Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO DO ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

MODELING, SIMULATION AND OPTIMIZATION OF THE SECOND GENERATION ETHANOL DISTILLATION PROCESS

SILVA, MARIA EDUARDA DE LIRA E ; BRITO, KAROLINE DANTAS ; FREITAS, EWERTON BRENO DE LIMA ; VASCONCELOS, SUêNIA FERNANDES DE ; JESUS, REBECA ALBINO DE ; , ;

Artigo:

O presente trabalho tem por objetivo modelar, simular e otimizar o processo de destilação do etanol oriundo do bagaço da cana-de-açúcar, sendo este denominado etanol de segunda geração (E2G). Os resultados obtidos permitiram detectar a formação do ponto azeotrópico, e diante disto, realizou-se um estudo para aumentar a produção de etanol empregando ao processo as peneiras moleculares que viabilizam a separação dos componentes da mistura binária etanol/água. Além disso, realizou-se a otimização do processo com a integração térmica para possibilitar a redução do consumo energético.

Artigo:

Palavras-chave: ETANOL DE SEGUNDA GERAçãO, DESTILAçãO E OTIMIZAçãO DO PROCESSO,

Palavras-chave: SECOND GENERATION ETHANOL, DISTILLATION AND OPTIMIZATION OF THE PROCESS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP38

Referências bibliográficas
Como citar:

SILVA, MARIA EDUARDA DE LIRA E; BRITO, KAROLINE DANTAS; FREITAS, EWERTON BRENO DE LIMA; VASCONCELOS, SUêNIA FERNANDES DE; JESUS, REBECA ALBINO DE; , ; "MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTILAÇÃO DO ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO", p. 3045-3051 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP38

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações