Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE SECAGEM DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS

MATHEMATICAL MODELING OF THE AGROINDUSTRIAL WASTE DRYING PROCESS

SILVA, LARISSA DIONISIO DA ; PEREIRA, ORLANDO DOS SANTOS ; ANDRADE, GEISIANE MORAES DE ; NERE, HARIADNY ALINE CALIXTO ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ;

Artigo:

Os resíduos gerados no processamento de frutas pelas indústrias alimentícias são ricos em nutrientes que podem ser reaproveitados na alimentação humana ou na fabricação de ração animal, constituindo-se em uma alternativa para evitar o desperdício. O processo de secagem é utilizado como método de conservação para redução da deterioração e perdas de produtos. Devido à importância industrial, comercial e ambiental do reaproveitamento de resíduos agroindustriais, o presente trabalho avaliou a cinética de secagem dos resíduos de tomate, laranja e mamão, gerados por uma indústria da região. Para o ajuste das curvas cinéticas experimentais utilizou-se o modelo matemático de Page. Os cálculos e a construção das curvas de secagem foram realizados com o auxílio do Excel e as constantes do modelo foram estimadas através da ferramenta Solver. A modelagem utilizada descreveu de forma satisfatória os dados de secagem dos resíduos avaliados.

Artigo:

Palavras-chave: RESíDUOS AGROINDUSTRIAIS, CINéTICA DE SECAGEM, MODELO DE PAGE,

Palavras-chave: AGROINDUSTRIAL WASTE, DRYING KINETICS, PAGE MODEL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA28

Referências bibliográficas
Como citar:

SILVA, LARISSA DIONISIO DA; PEREIRA, ORLANDO DOS SANTOS; ANDRADE, GEISIANE MORAES DE; NERE, HARIADNY ALINE CALIXTO; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; "MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE SECAGEM DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS", p. 1869-1875 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações