Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Modelagem e Simulação de um Sistema de Tração com PMSM para Veículos Elétricos Utilizando Controle Preditivo por Modelo com Conjunto Finito de Controle
Modeling and Simulation of a PMSM Drive System for Electric Vehicles Using Finite Control Set Model Predictive Controller
SANTOS, Rafael dos ; SILVA, Fabrício Leonardo ;
Trabalho completo:
A eletrificação de veículos tem se destacado como uma solução promissora para reduzir as emissões de poluentes e a dependência de combustíveis fósseis, alinhando-se às demandas globais por mobilidade sustentável. Nesse contexto, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para veículos elétricos (EVs) é essencial para aumentar a eficiência, o desempenho e a viabilidade econômica. Um dos aspectos críticos para o sucesso desses veículos é o controle do sistema de acionamento do motor elétrico, que constitui uma parte fundamental da estrutura de propulsão elétrica dos EVs. Portanto, este trabalho visa modelar e simular um sistema de acionamento com Motor Síncrono de Ímã Permanente (PMSM), considerando a dinâmica veicular. Além disso, o controle de corrente do PMSM é realizado utilizando Controle Preditivo por Modelo com Conjunto Finito de Controle (FCS-MPC), permitindo uma resposta dinâmica do motor mais rápida e robusta. A validação do sistema de acionamento do motor com o controlador FCS-MPC será realizada por meio de um ciclo de condução, o qual avaliará a capacidade do sistema de propulsão elétrica proposto em reproduzir com precisão o comportamento desejado ao longo do ciclo.
Trabalho completo:
The electrification of vehicles has emerged as a promising solution to reduce pollutant emissions and dependence on fossil fuels, aligning with global demands for sustainable mobility. In this context, the development of innovative technologies for electric vehicles (EVs) is essential to enhance efficiency, performance, and economic viability. One of the critical aspects for the success of these vehicles is the control of the electric motor drive system, which is an essential part of the EV electrical propulsion structure. Therefore, this work aims to model and simulate a Permanent Magnet Synchronous Motor (PMSM) drive system considering the vehicle dynamics. Additionally, the PMSM current control is performed using a Finite Control Set Model Predictive Control (FCS-MPC) which allows a faster and more robust motor dynamic response. The validation of the motor drive system with the FCS-MPC controller will be conducted through a driving cycle, which will assess the ability of the proposed electric propulsion system to reproduce the desired behavior throughout the cycle accurately.
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DOI: 10.5151/simea2025-PAP42
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Como citar:
SANTOS, Rafael dos; SILVA, Fabrício Leonardo; "Modelagem e Simulação de um Sistema de Tração com PMSM para Veículos Elétricos Utilizando Controle Preditivo por Modelo com Conjunto Finito de Controle", p. 199-206 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP42
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