setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

Modelagem e Simulação da Transesterificação do Biodiesel por Rota Supercrítica Etanólica

POTRICH, E; CHAMAS, B. E. S; CRUZ, A. J. G; GIORDANO, R. C;

Pôster:

Em 2016, o Brasil produziu 3,8 milhões de m³ de biodiesel, sendo que76,4% dessa produção utilizou o óleo de soja como matéria-prima. Apesar de obiodiesel ser considerado um biocombustível, a principal rota de produção dele seutiliza do metanol como reagente, um combustível não renovável que advém do gásnatural. Além disso, o uso de catalisador e sua posterior neutralização e tratamentotambém pode contribuir de alguma forma na poluição ambiental. O objetivo destetrabalho é o estudo, por meio da modelagem e simulação, da produção de biodieselpela transesterificação supercrítica etanólica sem a presença de catalisador. Para amodelagem e simulação utilizou-se do software EMSO (Environment for Modeling,Simulation and Optimization) já bem trabalhado pela equipe de pesquisa. A plantasimulada tem as etapas de reação de transesterificação, recuperação do etanol eseparação do glicerol e do biodiesel. Os resultados obtidos ficaram próximos dos dadosda literatura, mostrando ser uma opção ambientalmente viável para a substituição darota tradicional. Trabalhos futuros poderão fazer uma análise tecno-econômica paraverificar se é viável economicamente. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0355

Referências bibliográficas
  • [1] FAROBIE O, MATSUMURA Y, A comparative study of biodiesel production using methanol, ethanol, and tert-butyl methyl ether (MTBE) under supercritical conditions. Bioresour. Technol., v. 191, p. 306-311, 2015. MME – Ministério de Minas e Energia. Boletim mensal dos combustíveis renováveis. Disponível em: . Acesso em: março, 2018. SOARES RP, SECCHI AR, EMSO: A new environment for modelling, simulation and optimization. Comput. Aided Chem. Eng., v. 14, p. 947-952, 2003. SOUZA SP, Produção Integrada de Biocombustíveis: Uma Proposta para Reduzir o Uso de Combustível Fóssil no Ciclo de Vida do Etanol de Cana-De-Açúcar. Dissertação do curso de Ciências da Engenharia Ambiental da USP, 2010.
Como citar:

POTRICH, E; CHAMAS, B. E. S; CRUZ, A. J. G; GIORDANO, R. C; "Modelagem e Simulação da Transesterificação do Biodiesel por Rota Supercrítica Etanólica", p. 1337-1340 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0355

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações