Artigo - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÉTERES ETÍLICOS DE ETILENOGLIÓIS EM MEIO NÃO CATALÍTICO E CATALÍTICO UTILIZANDO BICABORNATO (HCO3-)

MODELING AND SIMULATION OF THE PRODUCTION OF ETHYL ETHERS OF ETHYLENE GLYCOLS IN NON-CATALYTIC AND CATALYTIC MEDIUM USING BICARBONATE (HCO3-)

GUERREIRO, HELDER DE MELO ; JÚNIOR, EDSON QUEIROZ DA FONSECA ; , ;

Artigo:

A Oxiteno desempenha uma produção anual de éteres mistos do etilenoglicol com 60.000 toneladas, diante desses dados é cada vez mais importante a busca pela otimização desses processos. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo realizar simulações no COCO 3.3 das reações de produção de EEMEG, EEDEG e EETEG visando determinar uma maior seletividade de EEDEG em meio não catalítico e catalítico utilizando 0,15 mol de HCO3-/L através da variação de parâmetros operacionais e físico-químicos. O planejamento fatorial apontou que a temperatura de entrada e o comprimento do reator PFR estão diretamente relacionados, evitando assim modificações operacionais. O meio catalítico apresentou uma baixa seletividade do EEDEG por favorecer a reação de EEMEG. Diante disso, obteve-se o EEDEG em 22,65 % utilizando a temperatura de 145 °C num reator PFR de 40 m2 adiabático a 35 kgf/cm2 em meio não catalítico e partindo de duas colunas de destilação de 5 estágios para separação dos produtos.

Artigo:

Palavras-chave: SIMULAÇÃO, ETILENOGLICÓIS, PLANEJAMENTO FATORIAL,

Palavras-chave: SIMULATION, ETHYLENE GLYCOLS, FACTORIAL EXPERIMENT,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP52

Referências bibliográficas
Como citar:

GUERREIRO, HELDER DE MELO; JÚNIOR, EDSON QUEIROZ DA FONSECA; , ; "MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÉTERES ETÍLICOS DE ETILENOGLIÓIS EM MEIO NÃO CATALÍTICO E CATALÍTICO UTILIZANDO BICABORNATO (HCO3-)", p. 3150-3156 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP52

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações