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MODELAGEM DOS SISTEMAS TÉRMICOS PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX

MAGGIO, André Vinicius Oliveira; SILVA, Marcos Henrique Carvalho; LAGANÁ, Armando Antônio M.; JUSTO FILHO, Joao Francisco;

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Este artigo propõe modelar a evolução térmica dos diversos blocos do motor. A partir do calor de combustão e da entalpia de entrada dos gases admitidos, procuraremos mapear os diferentes fluxos de energia, dentre eles: energia perdida na fricção do motor, entalpia dos gases de saída, energia efetiva empregada na produção de torque e energia perdida para as paredes do cilindro. De forma a predizer a entalpia dos gases de saída, modelaremos a temperatura de exaustão, estimando seu valor para cada ponto de operação do motor. A energia perdida na fricção do motor e a empregada na produção de torque são obtidas a partir da modelagem do torque. A entalpia de entrada dos gases admitidos e o calor de combustão são obtidas a partir de análise termodinâmica, levando em consideração a temperatura e a relação ar/combustível dos gases. De forma a poder usar o modelo para motores com tecnologia FLEX, iremos analisar como diferentes composições de combustível afetam as formulações apresentadas.

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Palavras-chave: tecnologia FLEX,

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DOI: 10.5151/engpro-simea2017-48

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Como citar:

MAGGIO, André Vinicius Oliveira; SILVA, Marcos Henrique Carvalho; LAGANÁ, Armando Antônio M.; JUSTO FILHO, Joao Francisco; "MODELAGEM DOS SISTEMAS TÉRMICOS PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX", p. 625-639 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-48

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