Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM DOS PERCURSOS DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL PARA UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX

SILVA, Marcos Henrique C. ; LAGANÁ, Armando Antônio M. ;

Artigo Completo:

Neste artigo são apresentados modelos para os percursos da mistura ar/combustível para um motor com tecnologia FLEX. Empregar-se-ão métodos de identificação experimental e análise teórica, ambos voltados para a resposta em frequência de sistemas dinâmicos, de forma a se descrever matematicamente todos os elementos presentes e considerados no percurso. Serão estudados os seguintes fenômenos: a dinâmica de evaporação da camada de filme de combustível, concomitantemente com a evaporação das gotas; a dinâmica dos gases residuais presentes no cilindro; os fenômenos de transporte e equacionamento do atraso; os fenômenos de admistão da mistura gasosa tanto nos dutos quanto no coletor de exaustão; a dinâmica dos sensores. Aparatos experimentais que permitem o estudo e modelagem destes fenômenos serão apresentados, assim como formulações de identificação. Serão apresentadas análises sobre a influência da composição na dinâmica de todo o sistema visando a aplicação destes modelos em motores com tecnologia FLEX.

Artigo Completo:

Palavras-chave: tecnologia FLEX,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-26

Referências bibliográficas
  • [1] LOCATELLI, Marzio A. Modeling and Compensation of the Fuel Path Dynamics of a Spark Ignited Engine. Tese de Doutorado. ETH Zurich. 2004.
  • [2] GUZZELLA, Lino; ONDER, Christopher. Introduction to modeling and control of internal combustion engine systems. ed. Springer Science & Business Media, 2010.
  • [3] AHN, Kyung Ho. Estimation of ethanol content and control of air-to-fuel ratio in flex fuel vehicles. Tese de Doutorado. University of Michigan. 2011.
  • [4] OLIVERIO, Nestor H. et al. Modeling the effect of fuel ethanol concentration on cylinder pressure evolution in direct-injection flex-fuel engines. In: American Control Conference, IEEE. p. 2037-204 2009.
  • [5] MELO, T. de; MACHADO, G.; CARVALHO, L. de Oliveira; BELCHIOR, C. et al. In Cylinder Pressure Curve and Combustion Parameters Variability with Ethanol Addition. SAE Technical Paper. 2012.
  • [6] LOCATELLI, Marzio; ONDER, Christopher H.; GEERING, Hans P. A Rapidly Tunable Model of the Droplet Evaporation for the Study of the Wall-Wetting Dynamics. JSAE Annual Congress Proceedings. 2003.
  • [7] DE MELO, Tadeu C. Cordeiro et al. Hydrous ethanol–gasoline blends–Combustion and emission investigations on a Flex-Fuel engine. Fuel, v. 97, p. 796-804, 2012.
  • [8] JANETE FECHINE CRUZ, Maria. Determinação experimental e predição da pressão de vapor de gasolinas com aditivos oxigenados. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. 2003.
  • [9] MALONEY, Peter J. An event-based transient fuel compensator with physically based parameters. SAE Technical Paper, 199
  • [10] KANNE, Elena Cortona. Engine thermomanagement for fuel consumption reduction. Tese de Doutorado. ETH Zurich. 2000.
  • [11] ONDER, Christopher Harald. Modellbasierte Optimierung der Steuerung und Regelung eines Automobilmotors. Tese de Doutorado. ETH Zurich. 1993.
  • [12] SIMONS, Michael R.; SHAFAI, Esfandiar; GEERING, Hans P. On-line identification scheme for various wall-wetting models. SAE Technical Paper, 1998.
  • [13] SIMONS, Michael Richard. Modellbildung und Parameteridentifikation für die Wandfilmdynamik eines Otto-Motors. Tese de Doutorado. ETH Zurich. 2001.
  • [14] JAKOBSEN, Hugo A. Chemical reactor modeling. Multiphase Reactive Flows. Berlin, Germany: Springer-Verlag, 2008.
  • [15] ERIKSSON, Lars; NIELSEN, Lars. Modeling and control of engines and drivelines. John Wiley & Sons, 2014.
  • [16] LOCATELLI, Marzio; ONDER, Christopher H.; GEERING, Hans P. Exhaust-gas dynamics model for identification purposes. SAE Technical Paper, 2003.
Como citar:

SILVA, Marcos Henrique C.; LAGANÁ, Armando Antônio M.; "MODELAGEM DOS PERCURSOS DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL PARA UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX", p. 345-357 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações