Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM DE TORQUE PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX

SILVA, Marcos Henrique C. ; LANGANÁ, Armando Antônio M. ;

Artigo Completo:

Neste artigo é apresentado um modelo de torque para motores com tecnologia FLEX. O objetivo é fornecer uma formulação matemática, baseada em métodos de identificação experimental e análise teórica, que prediz o torque produzido pelo motor a partir da geometria do motor e de variáveis temporais conhecidas, como o poder calorífico inferior da mistura injetada, a massa de combustível injetada, a velocidade angular do virabrequim, a relação ar/combustível, a pressão no coletor de admissão e o ângulo de ignição. Será analisado também como a composição etanol/gasolina influencia nestes fatores, de forma a expandir o modelo para o uso em motores FLEX. Para esta análise, empregar-se-á correlação dentre as variáveis, variância das medidas, técnicas de identificação e estudo físico-químico dos efeitos do uso de composição variada.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-57

Referências bibliográficas
  • [1] MELO, T. de; MACHADO, G.; CARVALHO, L. de Oliveira; BELCHIOR, C. et al. In Cylinder Pressure Curve and Combustion Parameters Variability with Ethanol Addition. SAE Technical Paper. 2012. [2] GUZZELLA, Lino; ONDER, Christopher. Introduction to modeling and control of internal combustion engine systems. 2. ed. Springer Science & Business Media, 2010. [3] SCHMUCKER, Abrin. #OneLapGSR // Part 7: The Long Road (to Michigan). Disponível em: . Acesso em: 28 de abril de 2017. [4] SCHMUCKER, Abrin. 2013 Evo X with CBRD RBX EFR7163 kit on the dyno. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=EjtP1-scZnA>. Acesso em: 28 de abril de 2017. [5] YELIANA. Parametric Combustion Modeling for Ethanol-Gasoline Fuelled Spark Ignition Engines. 2010. Tese de Doutorado. Michigan Technological University. [6] PHUANGWONGTRAKUL, S.; WANNATONG, K.; LAUNGNARUTAI T.; WECHSATOL, W.; Suitable Ignition Timing and Fuel Injection Duration for Ethanol-Gasoline Blended Fuels in a Spark Ignition Internal Combustion Engine; Proc. of the Intl. Conf. on Future Trends in Structural, Civil, Environmental and Mechanical Engineering; FTSCEM 2013. [7] MOSKWA, John Joseph. Automotive engine modeling for real time control. 1988. Tese de Doutorado. Massachusetts Institute of Technology. [8] NÜESCH, Sandro Patrick. Analysis and control of multimode combustion switching sequence. 2015. Tese de Doutorado. The University of Michigan. [9] ALRAYYES, Taleb. The effect of ethanol-gasoline blends on SI engine energy balance and heat transfer characteristics. 201 Tese de Doutorado. University of Nottingham. [10] ERIKSSON, Lars; NIELSEN, Lars. Modeling and control of engines and drivelines. John Wiley & Sons, 2014. [11] KANNE, Elena Cortona. Engine thermomanagement for fuel consumption reduction. 2000. Tese de Doutorado. ETH Zurich. [12] BRUNETTI, Franco; GARCIA, Oswaldo. Motores de combustão interna. São Paulo: Blucher. v.1, 2012.
Como citar:

SILVA, Marcos Henrique C.; LANGANÁ, Armando Antônio M.; "MODELAGEM DE TORQUE PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX", p. 767-779 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-57

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações