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MODELAGEM DOS SISTEMAS DE ADMISSÃO DE AR PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX

SILVA, Marcos Henrique C.; LANGANÁ, Armando Antônio M.; , ;

Artigo Completo:

Neste artigo é apresentado um modelo do sistema de admissão de ar para motores com tecnologia FLEX. O objetivo é fornecer uma formulação matemática para, por meio de análise teórica e métodos de identificação experimental, poder predizer a massa gasosa admitida pelo cilindro através do sinal dos atuadores e sensores deste sistema. Para o caso dos motores convencionais, esses atuadores são a válvula borboleta e a válvula de recirculação, e o sensoriamento é operado apenas pelo MAP. Para formular esta relação, estudos sobre o comportamento dos fenômenos nas válvulas, nos coletores, nos dutos e no próprio cilindro são desenvolvidos. Análises específicas sobre como a composição influencia estes fenômenos são realizadas, de forma a poder empregar estes modelos em motores com tecnologia FLEX. Métodos de identificação experimental para o caso específico da modelagem de sistema de admissão são apresentados, visando aproximar os resultados experimentais das formulações do modelo.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2017-54

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Como citar:

SILVA, Marcos Henrique C.; LANGANÁ, Armando Antônio M.; , ; "MODELAGEM DOS SISTEMAS DE ADMISSÃO DE AR PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX", p. 724-736 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-54

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