Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

MODELAGEM DA COPOLIMERIZAÇÃO DO ESTIRENO COM O CARDANOL

BRANDÃO, A. L. T. ; COSTA, L. P. M. ; OECHSLER, B. F. ; GALVÃO, L. A. ; PINTO, J. C. ;

Pôster:

A investigação da copolimerização do estireno com o cardanol, monômeropromissor de origem renovável, foi realizada variando-se a temperatura e aconcentração de cardanol em relação a de estireno. Um modelo cinético para acopolimerização foi construído baseado no modelo terminal, no qual foi validadoutilizando dados de massas molares médias e conversão produzidos experimentalmente.Os dados experimentais e simulados mostram que o cardanol pode introduzir efeitos deinibição na cinética de polimerização do estireno. Os parâmetros cinéticos relativos aocardanol foram estimados utilizando um método de otimização híbrido (Enxame dePartículas e Gauss-Newton). Para as condições experimentais investigadas, o modeloconseguiu representar de modo adequado os dados adquiridos em laboratório. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0621

Referências bibliográficas
  • [1] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil. Levantamento sistemático da produção agrícola, v. 30, n. 12, 2017. GALVÃO LA, Estudo da copolimerização de estireno e cardanol em meios homogêneo e heterogêneo. Dissertação de mestrado. Programa de Engenharia Química, COPPE-UFRJ, 2016. MAZZETTO SE, LOMONACO D, MELE, G, Óleo da castanha de caju: oportunidades e desafios no contexto do desenvolvimento e sustentabilidade industrial. Quim. Nova, v. 32, p. 732-741, 2009. OECHSLER BF, Análise Dinâmica de Modelos de Mistura Imperfeita em Reatores de Polimerização via Radicais-Livres em Solução. Tese de doutorado. Programa de Engenharia Química, COPPE – UFRJ. 2016.
Como citar:

BRANDÃO, A. L. T.; COSTA, L. P. M.; OECHSLER, B. F.; GALVÃO, L. A.; PINTO, J. C.; "MODELAGEM DA COPOLIMERIZAÇÃO DO ESTIRENO COM O CARDANOL", p. 2349-2350 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0621

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações