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Moda tem tudo a ver com Idade: Definição de um Perfil de Novas Consumidoras da Terceira Idade

Fashion has all to do with age: Defining a profile for new consumers at the third age

DOMINGUES, Carolina Ângelo Jerônimo; DIEB, Helena de Azevedo; BARBOSA, Uyara de Sousa Travassos; CUNHA, Rafaela Pontes; QUEIROZ, Carina Vilar; MOUSINHO, Maura Carneiro Maldonado;

Artigo:

Este artigo corresponde a uma das etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Moda tem tudo a ver com idade: um estudo sobre o vestuário de mulheres acima de 60 anos”, que teve como objetivo geral desenvolver uma coleção de moda para o público feminino da terceira idade, ocorrido no ano de 2014. A etapa aqui apresentada é o resultado e análise dos dados coletados por meio de entrevistas realizadas com mulheres de mais de sessenta anos de idade. O objetivo foi conhecer as necessidades e desejos do público em relação ao que o mercado tem, ou não, a oferecê-lo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado a fim de conhecer as necessidades e expectativas dessa amostra em relação ao mercado da moda. São mulheres independentes economicamente e socialmente, mais satisfeitas em viver a terceira idade de modo ativo, porém que lamentam certas limitações físicas.

Artigo:

This paper describes one of the phases of the project named "Fashion has all to do with age: a study about clothing of women over 60 years old", which has as general goal to develop a fashion collection for the women audience at the third age. The phase represented here is the result and data analysis from interviews with women over 60 years old. The goal was to know the needs and desires of this public related to what the market has to offer. The study had an exploratory and qualitative approach and used data collection mechanism a semi structured questionnaire in order to discover the needs and expectations from this sample related to the fashion design market. The content analysis obtained by the collection instrument was divided into five dimensions: demographic data, social activities, self-esteem, fashion market and third age against fashion. The results revealed an unusual profile. They were economically and socially independent women, satisfied in living the third age in an active way, however they regret physical limitations.

Palavras-chave: terceira idade; mercado; moda,

Palavras-chave: third age; market; fashion,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_32

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DOMINGUES, Carolina Ângelo Jerônimo; DIEB, Helena de Azevedo; BARBOSA, Uyara de Sousa Travassos; CUNHA, Rafaela Pontes; QUEIROZ, Carina Vilar; MOUSINHO, Maura Carneiro Maldonado; "Moda tem tudo a ver com Idade: Definição de um Perfil de Novas Consumidoras da Terceira Idade", p. 3981-3995 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_32

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