Resumo - Open Access.

Idioma principal

MODA INCLUSIVA, RECONHECENDO A NECESSIDADE DA CRIANÇA CADEIRANTE

Sousa, Rosângela Elisa de ; Xavier, Lucyana Azevedo ; Albuquerque, Suellen Silva de ;

Resumo:

Este projeto aborda a inclusão social, como um recurso a ser estimulado através do desenvolvimento de produtos de moda. Levando em conta esta demanda de mercado a pesquisa, integrante do projeto, identificou aspectos de uso, acessibilidade, conforto e a percepção dos pais e terapeutas no que tange ao vestir, despir e o cognitivo da criança em relação ao vestuário. O público-alvo pesquisado neste projeto foram crianças cadeirantes, com faixa-etária entre oito a doze anos, os pais e profissionais na área de saúde, como: Fisioterapeutas, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional e Psicólogos, integrantes das instituições, CEAEHH - Centro de Atividades Especiais Helena Holanda e FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, localizadas na cidade de João Pessoa - PB, apoiadores deste projeto através da cessão da infraestrutura e acesso ao público. Os dados obtidos resultaram no desenvolvimento de uma coleção de moda com modelagem diferenciada, versatilidade de usos aliada a um referencial estético que priorizou a inclusão da criança cadeirante na sociedade, através do uso das tendências de mercado usuais no segmento infantil.

Artigo selecionado para publicação na MODAPALAVRA.

Resumo:

Palavras-chave: Design; Moda inclusiva; Crianças; Cadeirante.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0416

Referências bibliográficas
  • [1] ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 198 p.279
  • [2] GRAVE, Maria de Fátima. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. Escrituras Editora, 2010.
  • [3] MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
  • [4] SANTOS E BARROS, José Carlos et al. Pesquisa de Marketing – Conceito de Metodologia. 3ª ed. São Paulo, Prentice Hall 2002.
  • [5] SEVERINO, Antônio Joaquim, 1941 – Metodologia do trabalho cientifico, 23. ed. Ver. e atual – São Paulo, Cortez, 2007.
  • [6] TEXEIRA, Luzimar. Deficiência Física: Definição, classificação, causas e características. 2010.
  • [7] TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de coleções. 4ª Ed. Brusque, 200
Como citar:

Sousa, Rosângela Elisa de; Xavier, Lucyana Azevedo; Albuquerque, Suellen Silva de; "MODA INCLUSIVA, RECONHECENDO A NECESSIDADE DA CRIANÇA CADEIRANTE", p. 4840-4848 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0416

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações