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Moda e identidade cultural: contribuições do designer para a cultura local

Fashion and cultural identity: the contributions of designers to local culture

Neves, Cristiane Rodrigues ; Rezende, Edson José Carpintero ;

Artigo:

"A história da moda não é algo frívolo como possa parecer a princípio, uma vez que se pode levantar questões sobre a história da civilização humana no que diz respeito ao clima, aos materiais disponíveis, hierarquia social, assim como identidade cultural. Nesse sentido, é uma importante ferramenta de comunicação, contudo por muito tempo a moda foi exclusiva de realezas e impérios, mais tarde com o poder econômico e político da burguesia a moda passou a ser baseada nos gostos e valores estéticos dessa classe que contava com um estilo urbano, em contraste com os trajes populares associados à vida simples dos trabalhadores do campo. A importância da roupa transcende o tempo, culturas e espaços geográficos, indica quem somos como indivíduos e membros de uma sociedade; alguns povos têm forte relação com suas vestimentas tradicionais. Alguns adornos são considerados símbolos de identidade local, tais adornos possuem valor histórico, muitos dos quais são produzidos pelos próprios membros dessas sociedades; muitas dessas técnicas artesanais ancestrais são passadas de geração para geração, o que proporciona senso de pertencimento e respeito. Porém a indústria do vestuário em massa tem posto em risco este patrimônio em muitas comunidades no mundo, várias casas dedicadas ao artesanato como forma de renda e preservação do patrimônio imaterial estão fechando as portas. Em um momento de distanciamento social devido ao Covid-19, observou-se que o patrimônio imaterial exerce importante papel social, econômico e psicológico na vida das pessoas, visto que muitas comunidades em todo o mundo continuam a produzir seu patrimônio imaterial de forma criativa.Assim, o objetivo deste estudo é destacar a importância do trabalho do designer para a valorização do artesanato tradicional local como forma de promover emprego e renda e inclusão social desses artesãos. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica que considerou artigos, livros e sites da internet que versam sobre design, moda, sustentabilidade, patrimônio imaterial e identidade cultural. A pesquisa observou exemplos de projetos de designers para o reconhecimento da cultura e tradições locais, a exemplo do trabalho de reconhecimento da importância do tecido kente, para os povos africanos e afrodescendentes promovido por uma marca de moda de Gana em que mescla design contemporâneo com o tecido kente, assim como, o projeto Co-design, cooperação entre designers e artesãos de Portugal para o reconhecimento da importância do casaco “capucha” dos pastores do Norte do país para a história e cultura portuguesa, e ainda, o projeto de valorização da cultura e identidade das mulheres cholas da Bolívia, por meio do trabalho de uma designer local em que elevou o significado desses trajes como valor histórico e cultural do seu país. Observou-se que o trabalho do designer para o reconhecimento da identidade cultural, bem como para a valorização do ofício de artesãos locais é algo possível de ser realizado. Os exemplos em questão apontaram que o trabalho do designer representa uma ampla ferramenta que pode contribuir tanto para a geração de emprego e inclusão social, como para a valorização e preservação dos saberes e valores culturais."

Artigo:

"The History of fashion is not as frivolous as it might seem at first, since it may raise questions about human civilization, with regard to climate, available materials, social hierarchy, as well as cultural identity. Therefore, it is an important communication tool. However, for a long time fashion was exclusive to royalty and empires, later with the economic and political power of the bourgeoisie, fashion was based on the aesthetic and values of this class, which had an urban style, in contrast to popular attires, associated with the simple life of the peasants. The importance of clothing transcends time, cultures and geographical spaces, it indicates who we are as individuals and members of a society; some peoples have a strong tie to their traditional clothing. Some adornments are seen as symbols of identity, thus, are considered immaterial heritage of certain peoples, since they are made by members of their own communities, many of these craft techniques are passed on from generation to generation, which invokes a sense of belonging and respect among these individuals. However, the mass clothing production of fast fashion has put this heritage at risk in many communities around the world, several houses dedicated to handicrafts as a form of income and preservation of intangible heritage, are closing down. In time of social distancing due to the Covid-19 pandemic, it was observed that intangible heritage has an important social, economic and psychological role in people’s lives, as communities around the world continue to practice their intangible heritage in creative forms.Therefore, the aim of this study is to highlight the importance of designers for the acknowledgement of immaterial heritage as cultural identity, in addition to creating jobs and social inclusion of local artisans. The study was carried out through a bibliographic research, which considered articles, papers, books and websites that address design, fashion, sustainability, intangible heritage, as well as, cultural identity. It was observed examples of design projects for the acknowledgement of local culture and traditions, such as the importance of kente cloth for African and Afro-descendant peoples promoted by a Ghanaian Fashion Designer who matches contemporary design with kente patterns, as well as the partnership between Portuguese designers and local artisans to highlight the importance of “capucha” for the History and culture of Portugal. The coat has been worn by Portuguese herdsmen and peasants for centuries. In addition to the recognition of historic importance of this attire, the project created job opportunities for local artisans. Lastly, it was observed the project of recognition of Bolivian cholas, through the work of a local designer who gave a new meaning to the attire as a historic and important part of Bolivia’s culture. The examples in question pointed out that the work of designer represents a broad tool which can contribute both to creating jobs and social inclusion, as well as to the acknowledgement and preservation of people’s knowledge and cultural values."

Palavras-chave: Moda; Design; Identidade cultural; Patrimônio imaterial,

Palavras-chave: Fashion; Design; Cultural identity; Immaterial heritage,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-44

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  • [38] "
Como citar:

Neves, Cristiane Rodrigues ; Rezende, Edson José Carpintero ; "Moda e identidade cultural: contribuições do designer para a cultura local", p. 370-379 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-44

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