Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

MOBILIÁRIOS INTERATIVOS QUE CONECTAM A SOCIEDADE E SUAS EMOÇÕES COM A CULTURA AMAZONENSE.

Interactive Furnitures that connect the society and its emotions with the amazonense culture.

FREIRE, Rebecca dos Santos; MÁXIMO, Fábio Henrique Dias;

Artigo:

A influência das formas no design emocional visa expandir os limites atuais do design de mobiliário e gerar produtos com maior interação com os usuários. Analisando pesquisas que avaliaram artefatos em sua interação visual e física, verificou-se que atrelar o valor cultural, social, humano e institucional aprofunda a relação emocional dos produtos e das pessoas, alterando seus conceitos e percepções de uso. A pesquisa buscou experimentar novas características morfológicas na configuração de mobiliários urbanos, empregando formas e símbolos culturais da região. Em face dos dados levantados na pesquisa e conforme o experimento realizado no campus universitário, com 22 alunos que testaram a intervenção realizada em um mobiliário urbano, conclui-se que o mobiliário implantado agradou os usuários e alcançou seu objetivo parcial, uma vez que os campos emocionais caracterizados como emoções negativas na avaliação do produto, foram os menos demonstrados pelos usuários.

Artigo:

The influence of forms on emotional design aims to expand the current boundaries of furniture design and generate products with greater interaction with users. Analyzing researches that evaluated artifacts in their visual and physical interaction, it was found that linking cultural, social, human and institutional values deepens the emotional relationship between products and people, changing their concepts and perceptions of use. The research sought to experiment new morphological characteristics in the configuration of urban furniture, employing cultural forms and symbols of the region. Considering the data collected in the research and according to the experiment carried out at the university campus, with 22 students who tested the intervention performed in an urban furniture, it is concluded that the furniture implanted connected with the users and reached its partial objective, since the emotional fields characterized as negative emotions in the evaluation of the product, were the least demonstrated by the users.

Palavras-chave: Cultura, Design Emocional, Interação, Mobiliário Urbano,

Palavras-chave: Culture, Emotional Design, Interaction, Urban Furniture,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_43

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

FREIRE, Rebecca dos Santos; MÁXIMO, Fábio Henrique Dias; "MOBILIÁRIOS INTERATIVOS QUE CONECTAM A SOCIEDADE E SUAS EMOÇÕES COM A CULTURA AMAZONENSE.", p. 3457-3471 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_43

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações