Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Mobile Learning - Vilã ou Aliada dos Estudantes? Um estudo dos aspectos metodológicos de usabilidade de interfaces em dispositivos móveis

Mobile Learning – Villain or Student Ally? A Study about the methodological aspects of interface usability in mobile devices

COSTA, Karolina; SANTOS, Flávio;

Artigo:

O presente estudo destina-se a investigar diferentes métodos de avaliação de usabilidade em dispositivos móveis, bem como evidenciar as principais heurísticas e recomendações propostas para o desenvolvendo de interfaces neste contexto. Apresenta-se então um panorama cronológico que inclui os resultados dos estudos de Jakob Nielsen, famigerado autor que realizou descobertas significativas voltadas à Interação-Homem-Computador, e posteriormente as guidelines sugeridas por Enrico Bertini, autor que vem aprofundando suas pesquisas na área de Interação-Homem-Mobile. A partir do levantamento teórico destes critérios ergonômicos, incorpora-se ao trabalho a análise crítica de três plataformas educacionais mobile, associando as características contidas em suas interfaces aos aspectos de usabilidade mencionados anteriormente pelos autores citados.

Artigo:

The present study aims to investigate differents evaluation’s methods of usability in mobile devices, as well as to highlight the main heuristics and recommendations proposed for the interfaces development in this context. It presents a chronological panorama that includes the results obtained by Jakob Nielsen, an infamous author who developed significant studies on Interaction-Man-Computer, and later the guidelines suggested by Enrico Bertini, a researcher who has been deepening his studies in the Interfaces Mobile’s area. Based on the theoretical survey of these ergonomic criteria, we incorporate the critical analysis of three mobile educational platforms, associating the characteristics contained in their interfaces with the aspects of usability mentioned previously by the cited authors.

Palavras-chave: métodos; usabilidade; m-learning,

Palavras-chave: methods; usability; m-learning,

DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_53

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COSTA, Karolina; SANTOS, Flávio; "Mobile Learning - Vilã ou Aliada dos Estudantes? Um estudo dos aspectos metodológicos de usabilidade de interfaces em dispositivos móveis", p. 2390-2402 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.3_ACO_53

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações