Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Mitologias no design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo

Mythologies in design: an elaboration on social constructions within the field

COSENZA, Clarissa Maia Porto ; PIRES, Julie ; PONTE, Raquel ;

Artigo:

O artigo dedica-se a apontar alguns mitos [Barthes (Mitologias)] — convenções históricas — construídos e repercutidos dentro do campo do design. Como os mitos abordados foram originados a partir de motivações modernistas que hoje vêm sendo revistas, propõe-se uma desconstrução de algumas de suas ideias, ainda tão presentes em 2022, mas passíveis de ressignificação. Os cinco mitos escolhidos para serem investigados neste artigo foram: “Design como solução de um problema”, “Design deve ser neutro”, “Design é metodologia de projeto”, “A forma segue a função” e “Design pode ser universal”. A metodologia da pesquisa teórica deste trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de forma a embasar o seu conteúdo. O resultado obtido com a pesquisa levantada foi a compreensão do design como um fenômeno social e cultural, o que facilitou a desnaturalização desses mitos que vêm sendo reproduzidos no campo há décadas.

Artigo:

This article is dedicated to pointing out some myths [Barthes (Mythologies)] — historical conventions — constructed and reflected within the field of design. As the myths discussed originated from modernist motivations that are now being reviewed, we propose a deconstruction of some of their ideas, still so present in 2022, but open to resignification. The five myths chosen to be investigated in this article are: “Design as a solution to a problem,” “Design should be neutral”, “Design is design methodology”, “Fitness for purpose” and “Design can be universal”. The methodology of the theoretical research of this work consists of a bibliographic review in order to support its content. This research allowed a better understanding of design as a social and cultural phenomenon and made it easier to denaturalize these myths that have been reproduced in the field for decades.

Palavras-chave: Design; construções sociais; mito.,

Palavras-chave: Design; social constructions; myth.,

DOI: 10.5151/ped2022-9719725

Referências bibliográficas
  • [1] ARMSTRONG, Hellen (org.). Teoria do design gráfico. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
  • [2] BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • [3] BAYER, Herbert. Sobre a tipografia. In: ARMSTRONG, Hellen. (Org.). Teoria do design gráfico. São Paulo: Ubu Editora, 2019. p. 55-6
  • [4] BLACKWELL, Lewis; CARSON, David. The end of print: the graphic design of David Carson. São Francisco: Chronicle Books, 1995.
  • [5] BUCHANAN, Richard. Rhetoric, humanism and design. In: BUCHANAN, Richard; MARGOLIN, Victor (Eds.). Discovering Design: Explorations in Design Studies. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 199 p. 23-66.
  • [6] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [7] CARSON, David. Palestra proferida no TED Talks, Monterey (Califórnia), fev. 2003. Disponível em: https://www.ted.com/talks/david_carson_design_and_discovery. Acesso em: 06 abr. 2022.
  • [8] CARVALHO, Ricardo Artur Pereira; EMANUEL, Bárbara. Linguagem e Design: sobre a impossibilidade da neutralidade da informação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 7. 2015, São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo: Blucher, 2015. p. 855-86 Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/linguagem-e-design-sobre-a-impossibilidade-da-neutralidade-da-informao-20265. Acesso em: 12 jul. 2021.
  • [9] CROSS, Nigel. Designerly ways of knowing: design discipline versus design science. Design Issues, Cambridge, v. 17, n. 3, p. 49–55, jul. 2001. Disponível em: https://direct.mit.edu/desi/article-abstract/17/3/49/60062/Designerly-Ways-of-Knowing-Design-Discipline?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 12 jul. 2021.
  • [10] DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 20
  • [11] FINDELI, Alain. Rethinking Design Education for the 21st Century: Theoretical, Methodological, and Ethical Discussion. Design Issues, Cambridge, v. 17, n. 1, p. 5-17, jan. 2001. Disponível em: https://direct.mit.edu/desi/article/17/1/5/59989/Rethinking-Design-Education-for-the-21st-Century. Acesso em: 12 jul. 2021.
  • [12] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • [13] FOSTER, Hal. Design e crime. ARS, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 48-59, jan. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ars/a/nGDyTzvQGrQMfhWK9KTQ6sd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
  • [14] GERSTNER, Karl. Projetando Programas. In: ARMSTRONG, Hellen. (Org.). Teoria do design gráfico. São Paulo: Ubu Editora, 2019. p. 68-72.
  • [15] HEINRICH, Fabiana Oliveira. Design: Crítica à noção de metodologia de projeto. Orientador: Dr. Alberto Cipiniuk. 2013. 242 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/22406/22406.PDF. Acesso em: 12 jul. 2021.
  • [16] INGOLD, Tim. Introduction: The perception of the user-producer. In: GUNN, Wendy; DONOVAN, Jared. (Eds.). Design and Anthropology: Theory and Practice. Londres: Ashgate, 2012. p. 19.
  • [17] LATOUR, Bruno. Um Prometeu cauteloso?: alguns passos rumo a uma  filosofia do design (com especial atenção a Peter Slotedijk). Agitprop: revista brasileira de design, São Paulo, v. 6, n. 58, p. 2-10, jul./ago. 2014. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.naoobstante.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Prometeu-cauteloso.pdf. Acesso em: 18 set. 2022.
  • [18] LOOS, Adolf. Ornamento e Crime. Lisboa: Cotovia, 2004.
  • [19] LUPTON, Ellen.; MILLER, J. Abbott. ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naif, 2008.
  • [20] ____. Design escrita pesquisa: a escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • [21] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer. Novos Fundamentos do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • [22] MOHOLY-NAGY, László. Tipofoto. In: ARMSTRONG, Hellen. (Org.). Teoria do design gráfico. São Paulo: Ubu Editora, 2019. p. 38-41.
  • [23] OBJECTIFIED. Direção: Gary Hustwit. Produção de Gary Hustwit. Estados Unidos: Swiss Dots Limited, 2009. Disponível em: http://127.0.0.1:11470/646a91548cfb03aebb53bae5bb17c0046bc97ccc/Objectified.2009.1080p.BluRay.H264.AAC-RARBG.mp4. Acesso em: 18 set. 2022. (75 min.).
  • [24] POYNOR, Rick. Abaixo as regras. Trad. Mariana Bandarra. São Paulo: Bookman, 2010.
  • [25] RAND, Paul. Pensamentos sobre design. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
  • [26] TSCHICHOLD, Jan. A nova tipografia. In: ARMSTRONG, Hellen. (Org.). Teoria do design gráfico. São Paulo: Ubu Editora, 2019. p. 42-47.
  • [27] WARDE, Beatrice. A Taça de Cristal, ou por que a tipografia deve ser invisível. In: ARMSTRONG, Hellen. (Org.). Teoria do design gráfico. São Paulo: Ubu Editora, 2019. p. 47-54.
Como citar:

COSENZA, Clarissa Maia Porto; PIRES, Julie; PONTE, Raquel; "Mitologias no design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo", p. 3918-3932 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9719725

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações