Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Mitologias do design Brasileiro: o caso da Goyana S.A.

Mythologies in Brazilian design: the case of Goyana S.A.

LESSA, Gerson ;

Artigo:

Este artigo discute, sob a ótica da cultura material, a questão dos discursos mitológicos incorporados ao design industrial, tomando para isto elementos da produção brasileira: os produtos para uso à mesa feitos em materiais plásticos de alta qualidade pela empresa brasileira Goyana S.A. entre as décadas de 1950 e 1990. Baseando-nos em uma análise de um grande número destes produtos e das propagandas relativas a eles, procedemos a uma semiose destes e de suas estratégias, levando em conta as particularidades da indústria e do mercado nacional, e da dependência de ambos nas matrizes importadas de países mais desenvolvidos. Este trabalho foi extraído de nossa tese de doutoramento, um trabalho abrangente acerca da origem desta classe de objetos em outros países, da sua introdução no Brasil e do grande sucesso que logrou ao longo de quatro décadas.

Artigo:

This paper discusses, from the point of view of material culture studies, the mythological aspects pertaining to industrial design, assessing objects of the Brazilian industrial production: high quality plastic tableware made by Brazilian brand Goyana S.A., from the 1950s to the 1990s. Based on a vast sample of these objects and related advertising pieces we proceed with a semiosis of this production in order to understand their strategies in the context of Brazilian industry and market, given their dependency on imported technology and design. This paper is an extract from our doctorate thesis, an in-depth survey of the origins of these objects abroad, their introduction to the Brazilian market and their long success, spanning four decades.

Palavras-chave: design; Goyana; plásticos.,

Palavras-chave: design; Goyana; plastics.,

DOI: 10.5151/ped2022-2861445

Referências bibliográficas
  • [1] BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
  • [2] BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 201
  • [3] LESSA, Gerson. Goyana S.A.: Cultura Material, Design e Mitologias. Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Download em:
  • [4] MacGREGOR, Neil. A history of the world in 100 objects. London: Penguin Books Ltd., 2012.
  • [5] Manchete. Rio de Janeiro: Bloch, 1952-2000.
  • [6] MEIKLE, Jeffrey L. American plastic: a cultural history. EUA: Rutgers University Press, 1995.
  • [7] MOLES, Abraham. Teoria dos objetos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.
  • [8] MORAES, Dijon de. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Blücher, 2006.
  • [9] O Cruzeiro. Rio de Janeiro: Diários Associados, 1928-1975.
  • [10] Plastic Dinnerware. In: Consumer Reports, New York, n.º 11, v. 19, p. 537, nov. 1951.
  • [11] Seleções do Reader's Digest. Rio de Janeiro: Ypiranga, 1942-1970.
  • [12] SHOVE, Elizabeth et al. The design of everyday life. New York: Berg, 2007.
  • [13] WOODWARD, Ian. Understanding material culture. London: Sage Publications, 2007.
Como citar:

LESSA, Gerson; "Mitologias do design Brasileiro: o caso da Goyana S.A.", p. 992-1012 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2861445

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações