Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

MINIMIZAÇÃO DA RAZÃO DE LÍQUIDO DE HIDROCICLONES A PARTIR DE UM ALGORITMO BASEADO EM EQUAÇÕES DE REGRESSÃO E RESTRIÇÕES FÍSICAS

REIS, V. C. F. ; BARROZO, M. A. S. ; VIEIRA, L. G. M. ;

Artigo Completo:

Hidrociclones são equipamentos destinados à separação de suspensões sólido-líquido e líquido-líquido em campo centrífugo. São versáteis e simples, por isso podem ser aplicados a diversas atividades industriais, como a deslamagem, a classificação seletiva, o espessamento e a recuperação de líquidos. Em um contexto de otimização, diversas alterações nas variáveis geométricas e operacionais desses equipamentos têm sido estudadas com o objetivo de avaliar sua performance, melhorando, assim, seu desempenho. A concentração de suspensões é uma operação bastante utilizada em boa parte dos processos industriais. Neste panorama, o presente trabalho consistiu na aplicação de técnicas de otimização, visando a obter os menores valores possíveis para razão de líquido, o que caracteriza um hidrociclone concentrador. Os resultados foram satisfatórios e forneceram uma razão de líquido de 2,45% e uma eficiência total de aproximadamente 56%.

Artigo Completo:

Palavras-chave: sólido-líquido, líquido-líquido,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-088

Referências bibliográficas
  • [1] SVAROVSKY, L. Solid-Liquid Separation. 4th Edition. Linacre House, Jordan Hill, Oxford OX2 8DP: Butterworth-Heinemann, 2000. 554 p.
  • [2] VIEIRA, L. G. M. Otimização dos Processos de Separação em Hidrociclones Filtrantes. 2006. 297 f. [Tese de Doutorado]. Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia; 2006.
Como citar:

REIS, V. C. F.; BARROZO, M. A. S.; VIEIRA, L. G. M.; "MINIMIZAÇÃO DA RAZÃO DE LÍQUIDO DE HIDROCICLONES A PARTIR DE UM ALGORITMO BASEADO EM EQUAÇÕES DE REGRESSÃO E RESTRIÇÕES FÍSICAS", p. 520-525 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-088

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações