setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

METOLOGIA PARA INFERÊNCIA DA VAZÃO DE PRODUÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO

SCHENATTO MONKS, J; DE MASSA CAMPOS, M. C. M; PELLANDA, P. C;

Pôster:

Este trabalho visa o desenvolvimento e implementação de umametodologia para a inferência da vazão de produção de líquido em cada poçosubmarino de uma plataforma de produção de petróleo do tipo FPSO. Ametodologia proposta consiste em determinar uma constante de vazão para ainferência durante o teste de produção e estimar a produção quando a vazão dopoço for direcionada para o separador de produção. A constante de vazão écalculada online aplicando-se três fatores de correção convenientementecalculados. A vazão de líquido produzido é então recalculada pelo uso do métodode Newton-Raphson, de acordo com a constante de válvula. Resultados de testesde campo realizados em plataformas FPSO da Petrobras indicam que ocomportamento da PDG pode ser previsto através da vazão de líquido inferida.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0059

Referências bibliográficas
  • [1] Arnold, K. e Stewart, M. (1989). Surface Production Operations, Vol. 1, Gulf Publishing Company. Houston. Carbone, L. C. (2007). Metodologia para Medição Virtual de Vazão e Otimização da Produção, III Seminário de Elevação Artificial e Escoamento, Búzios.
Como citar:

SCHENATTO MONKS, J; DE MASSA CAMPOS, M. C. M; PELLANDA, P. C; "METOLOGIA PARA INFERÊNCIA DA VAZÃO DE PRODUÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO", p. 200-203 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0059

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações