Resumo - Open Access.

Idioma principal

Metodologias ativas na extensão universitária: o sujeito como centro e norteador do processo

Araújo, Juliana Pereira de ; Assis, Maria Paulina de ; Machado, Samara C. ; Constantino, Geiza ;

Resumo:

A extensão universitária contemporânea passa por profundas transformações que atuam no sentido de uma reconfiguração que derruba o modelo preponderante alicerçado na transmissão técnica de conhecimento, na exportação de soluções e no verticalismo assistencialista dos processos de ensino-aprendizagem. Neste panorama são retomadas as discussões que permitem ampliar a compreensão da extensão pautando seu desenvolvimento fundamentalmente na concatenação com a realidade local em que se efetua e, nestas discussões, ressurge a preocupação com as metodologias de ensino orientadas para a resolução de problemas das quais sobressaem as chamadas “metodologias ativas”. Inspiradas em educadores como o americano John Dewey e o brasileiro Paulo Freire estas metodologias se destacam ao potencializarem a autonomia e a criticadade dos alunos. A Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários (INESSOL) da Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão tem construído a extensão universitária buscando aprimorar-se no uso das metodologias ativas entendendo seu papel no apoio e construição de conhecimento e transformação nas cooperativas as quais atua. Neste artigo refletimos como a opção pelas metodologias ativas impacta a trajetória da ação da incubadora em duas cooperativas tornando-a altamente comprometida e interdisciplinar. A tese levantada é que tal escolha deriva em contribuições para a formação de professores alunos e pessoas que ultrapassa a aquisição das condições práticas de ensinar e impacta posturas políticas e ideológicas para as quais o centro do processo formativo é o sujeito e a sua realidade.

Resumo:

Palavras-chave: metodologias ativas; extensão universitária; interdisciplinaridade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res012

Referências bibliográficas
Como citar:

Araújo, Juliana Pereira de; Assis, Maria Paulina de; Machado, Samara C.; Constantino, Geiza; "Metodologias ativas na extensão universitária: o sujeito como centro e norteador do processo", p. 245-246 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res012

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações