Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Metodologias ativas e interdisciplinaridade no ensino da infografia

Almeida, Rangel Benedito Salles de; Alessi , Julio; Ishihara, Akemi;

Artigo completo:

Este estudo propõe adiscussão sobre a utilização da interdisciplinaridade e de metodologias ativasno ensino da infografia. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo geralatualizar as práticas ativas educacionais e, em termos específicos, contribuirpara a formação de profissionais de design gráfico alinhados às necessidadespós-modernas. Para desenvolver tal proposta, pressupõe-se que a utilização demetodologias ativas poderiam contribuir para desenvolver habilidades ecompetências aos futuros profissionais em design relacionadas à solução deproblemas de maneira inovadora e interdisciplinar. Para esta publicação, foirealizado um estudo de caso sobre o Trabalho Interdisciplinar de Graduação(TIG-II), disciplina que compõe a grade curricular do curso tecnológico emdesign gráfico, oferecido pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH),realizado no segundo semestre de 2015. Ao final, observou-se que a partir dasações conjugadas das disciplinas ministradas durante o módulo, bem como autilização de metodologias ativas, foram obtidos resultados consonantes com asatuais exigências profissionais do mercado editorial.  

Artigo completo:

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, metodologias ativas, infografia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-053

Referências bibliográficas
  • [1] AMBROSE, Gavin & HARRIS, Paul. 2009. Impressão e acabamento. Porto Alegre: Bookman. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. 201 As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. EMAR DE ALMEIDA, Délcio Julião & SALES DE ALMEIDA, Rangel Benedito. 2016 Projeto exposições itinerantes: a interdisciplinaridade e a inovação no ensino de design, p. 2212-2223 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher.
Como citar:

Almeida, Rangel Benedito Salles de; Alessi , Julio; Ishihara, Akemi; "Metodologias ativas e interdisciplinaridade no ensino da infografia", p. 560-567 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-053

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações