Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Metodologia de projeto para embalagem de produto típico alimentício artesanal: um estudo de caso sobre a tapioca

Oliveira, Pedro ; Hennes, Mariana ;

Artigo completo:

Consideradaum produto de grande valor cultural e mercadológico em Maceió, a tapioca édestaque na gastronomia local, sendo apreciada tanto por residentes quanto porturistas. Apesar da qualidade do produto em si, sua apresentação aosconsumidores mostra-se bastante deficiente em diversos aspectoscomunicacionais, de usabilidade e sustentabilidade. Assim, elegendo a tapiocacomo objeto de estudo e estabelecendo como objetivo principal dessa pesquisa aelaboração de uma metodologia de projeto voltada para embalagem de produtotípico alimentício artesanal, foram utilizados os princípios do UX designe design thinking para seu planejamento e desenvolvimento. Além desolucionar as necessidades primárias de acondicionar, proteger e transportar oproduto, os resultados obtidos destacam a melhoria na experiênciade consumo pelos usuários, a valorização da tapioca como um produto cultural,além da adoção de materiais e práticas sustentáveis na produção e descarte daembalagem.

 

Artigo completo:

Palavras-chave: Metodologia, embalagem, tapioca,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-068

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM. 2014. Apresentação do Setor. 24.12014. BRÍGIDO, V. 2013. Maceió, você merece conhecer. . 07.05.2016. CANCLINI, N. G. 2008. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª edição. Tradução: Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: Edusp.
Como citar:

Oliveira, Pedro; Hennes, Mariana; "Metodologia de projeto para embalagem de produto típico alimentício artesanal: um estudo de caso sobre a tapioca", p. 703-710 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-068

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações