Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Metodologia de projeto de identidade visual com foco no Método 635: uma proposta para a Sala de Cuidados Antonio Piranema

Hennes, Mariana ; Herculano, Jeroan ; Bandeira, Adonai ; Pereira, Monique ; Soares, Thalyta ;

Artigo completo:

A Salade Cuidados Antonio Piranema é um espaço dedicado a práticas relacionadas àsaúde, gerido por estudantes e professores do curso de medicina da UniversidadeFederal de Alagoas. Embora atenda a um variado público e possua uma sede para arealização das atividades, o local, até então, não possuía um sistema deidentidade visual consistente, que possibilitasse uma comunicação eficienteentre usuários e gestores. Nesse sentido, o presente projeto buscourepresentar, tanto graficamente quanto conceitualmente, o perfil de públicoenvolvido e as diversas práticas holísticas oferecidas nesse espaço. Para isso,adotou-se uma metodologia projetual híbrida, a qual tomou como referência aproposta de Peón (2003), integrando aos seus processos, o método conhecido comobrainwriting 635 (Pazmino, 2015) – ferramenta geralmente empregada na área dedesign de produto. Observando suas potencialidades também para o campo dodesign gráfico, sua contribuição se deu durante a fase de geração dealternativas dos símbolos que compuseram as sete diferentes assinaturas gráficasda marca. Favorecendo o trabalho colaborativo de criação, a utilização dométodo teve fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, epossibilitou maior integração e engajamento da equipe. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Identidade visual, método 635, metodologia híbrida, Antonio Piranema,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-064

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. & KELLNER, P. & POESSNECKER, H. 1984. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq. DIBO, M. 2006. Mandala: Um estudo na obra de C. G. Jung. Último Andar, n.15: 109-120 PEÓN, M. 2003. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB.
Como citar:

Hennes, Mariana; Herculano, Jeroan; Bandeira, Adonai; Pereira, Monique; Soares, Thalyta; "Metodologia de projeto de identidade visual com foco no Método 635: uma proposta para a Sala de Cuidados Antonio Piranema ", p. 666-676 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-064

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações