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Metodologia de ensaios de emissões e eficiência energética em veículos híbridos elétricos leves. Um estudo da norma brasileira ABNT NBR16567, aplicada ao laboratório de emissões veiculares

Cardoso, Leandro ; Massarani, Marcelo ;

Artigo:

O setor de transportes é um dos mais afetados, com a implementação de novas políticas públicas e o estreitamento das legislações. Para atender as novas exigências, os fabricantes de veículos investiram pesado em P&D de novas  tecnologias de propulsão. Surgem então, os veículos híbridos, que agregam um motor à combustão com um ou mais motores elétricos, mostrando serem energeticamente mais eficientes e sustentáveis. Esta literatura, com base na ABNT NBR16567, apresenta a metodologia para realização dos ensaios de emissões e eficiência energética nesses veículos híbridos, abordando detalhadamente, a aplicação do regulamento na perspectiva do laboratório de emissões veiculares. O intuito é compreender melhor a metodologia dos dois tipos de ensaios praticados para a determinação das emissões de gases poluentes e do consumo energético desses veículos híbridos, de modo que seja possível entender as competências das partes envolvidas (montadoras, entidades governamentais e laboratórios de emissões). Na fase final, são avaliados os aspectos positivos e negativos da norma brasileira e os problemas enfrentados para realizar outras medições. Ao término, são apresentadas formas de atender a ABNT NBR16567 e conciliar os demais ensaios necessários na homologação de um veículo híbrido.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP70

Referências bibliográficas
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Como citar:

Cardoso, Leandro; Massarani, Marcelo; "Metodologia de ensaios de emissões e eficiência energética em veículos híbridos elétricos leves. Um estudo da norma brasileira ABNT NBR16567, aplicada ao laboratório de emissões veiculares", p. 506-522 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP70

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