Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA

METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA

Poubel, Monique Oliveira; Dutra, Adriana Haack Arruda;

Artigo:

A fenilcetonúria é uma doença rara, autossômica recessiva, caracterizada por acúmulo do aminoácido fenilalanina (FAL) no sangue e outros tecidos. O conhecimento sobre a doença e o seu tratamento constituem os pilares do auto manejo responsável da Fenilcetonúria. Há escassez de materiais educacionais padronizados para o paciente sobre a doença e sua compreensibilidade também não foram investigadas sistematicamente. Na literatura há insuficiência de referências práticas publicadas sobre o desenvolvimento de produtos educacionais em saúde para a fenilcetonúria. O conteúdo do produto educacional deve ser maleável como todo os processos de educação e aberto para acolher as diferentes demandas dos usuários em saúde, o modelo de design instrucional ADDIE possibilita esta construção devido a sua característica genérica e flexível, seu uso centrado no paciente e sua coerência com as teorias de aprendizagem possibilitam a construção de um instrumento educacional para ser utilizado pela equipe multiprofissional de assistência à fenilcetonúria.

Artigo:

A fenilcetonúria é uma doença rara, autossômica recessiva, caracterizada por acúmulo do aminoácido fenilalanina (FAL) no sangue e outros tecidos. O conhecimento sobre a doença e o seu tratamento constituem os pilares do auto manejo responsável da Fenilcetonúria. Há escassez de materiais educacionais padronizados para o paciente sobre a doença e sua compreensibilidade também não foram investigadas sistematicamente. Na literatura há insuficiência de referências práticas publicadas sobre o desenvolvimento de produtos educacionais em saúde para a fenilcetonúria. O conteúdo do produto educacional deve ser maleável como todo os processos de educação e aberto para acolher as diferentes demandas dos usuários em saúde, o modelo de design instrucional ADDIE possibilita esta construção devido a sua característica genérica e flexível, seu uso centrado no paciente e sua coerência com as teorias de aprendizagem possibilitam a construção de um instrumento educacional para ser utilizado pela equipe multiprofissional de assistência à fenilcetonúria.

Palavras-chave: Desenho Instrucional; Educação Nutricional; Fenilcetonúria; Promoção da saúde,

Palavras-chave: Desenho Instrucional; Educação Nutricional; Fenilcetonúria; Promoção da saúde,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3111

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Poubel, Monique Oliveira; Dutra, Adriana Haack Arruda; "METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA", p. 764-777 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3111

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações