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METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA
METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA
Poubel, Monique Oliveira; Dutra, Adriana Haack Arruda
Artigo:
A fenilcetonúria é uma doença rara, autossômica recessiva, caracterizada por acúmulo do aminoácido fenilalanina (FAL) no sangue e outros tecidos. O conhecimento sobre a doença e o seu tratamento constituem os pilares do auto manejo responsável da Fenilcetonúria. Há escassez de materiais educacionais padronizados para o paciente sobre a doença e sua compreensibilidade também não foram investigadas sistematicamente. Na literatura há insuficiência de referências práticas publicadas sobre o desenvolvimento de produtos educacionais em saúde para a fenilcetonúria. O conteúdo do produto educacional deve ser maleável como todo os processos de educação e aberto para acolher as diferentes demandas dos usuários em saúde, o modelo de design instrucional ADDIE possibilita esta construção devido a sua característica genérica e flexível, seu uso centrado no paciente e sua coerência com as teorias de aprendizagem possibilitam a construção de um instrumento educacional para ser utilizado pela equipe multiprofissional de assistência à fenilcetonúria.
A fenilcetonúria é uma doença rara, autossômica recessiva, caracterizada por acúmulo do aminoácido fenilalanina (FAL) no sangue e outros tecidos. O conhecimento sobre a doença e o seu tratamento constituem os pilares do auto manejo responsável da Fenilcetonúria. Há escassez de materiais educacionais padronizados para o paciente sobre a doença e sua compreensibilidade também não foram investigadas sistematicamente. Na literatura há insuficiência de referências práticas publicadas sobre o desenvolvimento de produtos educacionais em saúde para a fenilcetonúria. O conteúdo do produto educacional deve ser maleável como todo os processos de educação e aberto para acolher as diferentes demandas dos usuários em saúde, o modelo de design instrucional ADDIE possibilita esta construção devido a sua característica genérica e flexível, seu uso centrado no paciente e sua coerência com as teorias de aprendizagem possibilitam a construção de um instrumento educacional para ser utilizado pela equipe multiprofissional de assistência à fenilcetonúria.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2021-3111
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
Poubel, Monique Oliveira; Dutra, Adriana Haack Arruda; "METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA", p-764-777.
In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/cbgdp2021-3111
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Monique Oliveira Poubel, Adriana Haack Arruda Dutra, METODOLOGIA ADDIE PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA FENILCETONÚRIA, Blucher Engineering Proceedings, Volume 8, 2021, Pages 764-777, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/cbgdp2021-3111 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/metodologia-addie-para-construo-de-produto-educacional-em-sade-para-fenilcetonria-36903) Palavras-chave:: ;