Artigo - Open Access.

Idioma principal

MÉTODO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA

ASSIS, Ismael Ribeiro de ; RABELO, Ana Paula Stoppa ; ANDREATA, Mauro Antonio ;

Artigo:

Neste trabalho, apresentamos o nossa atuação na escola parceira, Colégio Estadual Dona Iayá, em Catalão / GO, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Observações nos mostraram que no Ensino Médio ainda ocorrem às práticas de ensino tradicional, em que o professor está em "centro", e que o aluno apenas tomar notas, transformando a classe inerte e separar o mundo real (vida) da escola. Na intenção de mudar essa realidade e instigar os alunos a aprender mais sobre a Física, foi utilizado o método de problemas criados por John Dewey (1859-1952). Este método induz o hábito do "pensamento reflexivo", que de acordo com Dewey, é a melhor maneira de pensar. Escolhemos este método, pois permite o exercício do pensamento , minimizando a separação entre a vida e a escola.

Artigo:

Palavras-chave: Método de problemas, pensamento reflexivo, ensino de Física,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-sefiscac-003

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAGNANO, Nicola; VISALBERGHI, Aldo. História da Pedagogia. Tradução de Glicínia Quartin. Lisboa: Livros Horizonte, s/d. v. II. 419 p.
  • [2] AGUAYO, Alfredo Miguel. Didática da Escola Nova. Tradução de João Baptista Damasco Penna e Antônio d’Ávila. 14. ed. São Paulo: Nacional, 1970. 368 p.
  • [3] BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 337
  • [4] BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 316 p.
  • [5] BRUBACHER, John Seiler. John Dewey. In: CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. Tradução de Luiz Damasco Penna e João Baptista Damasco Penna. São Paulo: Nacional, 1978. 358 p.
  • [6] DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo - uma reexposição. Tradução de Haydée de Camargo Campos. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959. 292 p. [A primeira edição, em inglês, é de 1910]
  • [7] EBY, Frederick. História da Educação moderna: teoria, organização e práticas educacionais. Tradução de Maria Angela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia e Malvina Cohen Zaide. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1976. 633 p.
  • [8] NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Metodologia do Ensino Superior. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1973. 349 p.
Como citar:

ASSIS, Ismael Ribeiro de; RABELO, Ana Paula Stoppa; ANDREATA, Mauro Antonio; "MÉTODO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA", p. 10-14 . In: Anais da 1ª Semana da Física do Campus Catalão [= Blucher Physics Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-sefiscac-003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações