Resumo - Open Access.

Idioma principal

METADISCIPLINA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DO DESIGN NA CRIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO

Sousa, Carlos Eugênio Moreira de ; Silva, Anna Lucia dos Santos Vieira e ; Cavalcante, Rafael Nunes ;

Resumo:

Este artigo pretende dar conta do pensamento em torno da estratégia metodológica desenvolvida para o ensino de design em uma disciplina de projeto de produto. Com uma ementa bastante abrangente, abordando temas complexos como a relação entre o design e a cidade, design social, design colaborativo e sustentabilidade, percebe-se que a organização do conteúdo pode se valer bastante do entendimento dele mesmo, criando um processo cíclico onde a própria disciplina pode ser objeto de projeto. Assim, são adotadas práticas colaborativas, onde os alunos ajudam a construir a disciplina e organizar seus conteúdos, enquanto os docentes se utilizam de um pensamento estrutural da mesma, para a condução do processo. Os conceitos de Metaprojeto (DIJON, 2010) e Metadesign (VASSÃO, 2010), são assim aplicados na criação de uma “Metadisciplina”. A metodologia deste trabalho passa por uma contextualização da disciplina no plano pedagógico do curso, tendo seus conteúdos programáticos melhor descritos, de onde é possível extrair algumas conclusões parciais a respeito de conceitos estruturantes. A partir deste entendimento, cria-se alguns parâmetros do processo, representando-o através do desenho de uma série de diagramas, onde a complexidade pode ser analisada através do encapsulamento cibernético, e de um aprofundamento de suas camadas. Aliado a isso, alguns conceitos de design são trazidos conjuntamente com os de didática, criando uma correlação que espera-se esclarecedora. Como contribuição, imagina-se a possibilidade de uma metodologia para pensar metodologias, um modo de pensar modos de pensar design para disciplinas de projeto.

Artigo selecionado para publicação na REVISTA D (http://seer.uniritter.edu.br/index.php/revistadesign

Resumo:

Palavras-chave: metadesign; metaprojeto; metodologias de ensino em design; complexidade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0224

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [2] DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [3] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
  • [4] KRIPPENDORFF, Klaus. Design Centrado no ser humano: uma necessidade cultural. Tradução Gabrielle Meireles. Estudos em Design. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil, v. 8, n. 3, p. 87-98, setembro de 2000.
  • [5] MANZINI, Ezio. Metaprojeto hoje: guia para uma fase de transição. In: DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [6] SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artmed, 2000.
  • [7] TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. 2002. 224 fl. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis.
  • [8] UYEMOV, Avanir. Problem of Direction of Time and the Laws of System’s Development. In: KUBAT, L.; ZEMAN, J. (Eds.). Entropy and Information in Science and Philosophy. Praga: Elsevier Sc. Publ. Co., p.93-102, 1975.
  • [9] VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010. (Coleção Pensando o Design).
  • [10] VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Ontologia Sistêmica e Complexidade. Formas de conhecimento e arte: arte e ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2008.
  • [11] _____. Sistemas e patrimônio cultural. In: PINHEIRO, Adson Rodrigo S. (Org.). Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, p. 171 - 184, 2015.
Como citar:

Sousa, Carlos Eugênio Moreira de; Silva, Anna Lucia dos Santos Vieira e; Cavalcante, Rafael Nunes; "METADISCIPLINA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DO DESIGN NA CRIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO", p. 2619-2630 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0224

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações