Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Metadisciplina aplicada em Projeto de Produto, a formação de um coletivo de Design

Metadiscipline applied in Product Design, the formation of a Design collective

Pereira, Alessandra do Nascimento; Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Viana, Adson Pinheiro Queiroz; Santos, Marina de Sousa; Marciano, Ana Beatriz Teixeira; Nascimento, Bruno Ribeiro do;

Artigo completo:

Este artigo aborda o estudo de caso de uma experiência didática relativa à última disciplina de Projeto do ciclo profissionalizante do curso de Design da Universidade Federal do Ceará, que abrange o design de sistemas complexos e dinâmicos. Com as bases em Metaprojeto (Moraes, 2010), Metadesign (Vassão, 2010) e Complexidade (Cardoso, 2012) a disciplina é proposta na abordagem da Metadisciplina, na qual todos os participantes são co-responsáveis por construí-la durante sua realização. No caso desta disciplina específica, há uma coerência interna, sendo a própria Metadisciplina um sistema complexo e dinâmico a ser solucionado. O Design de Informação aparece em diferentes níveis neste processo: na necessidade de organização de informações complexas; na sistematização do planejamento progressivo da disciplina e dos projetos; na visibilidade e entendimento dos sistemas identificados e resultantes; e no projeto realizado. O estudo de caso se refere a um grupo de sete estudantes que surge com interesse num assunto em voga: a possibilidade da candidatura de Fortaleza ao título de Cidade Criativa da UNESCO no quesito Design. Identificam no processo três subsistemas relativos aos aspectos onde a prática do design opera: design e sociedade; design e mercado; design e ensino. No lugar de apresentar um projeto, o grupo se apresenta como um coletivo, uma solução aberta, dinâmica e catalisadora que imerge e atua no próprio sistema. Como resultado, o coletivo propõe uma plataforma física e interativa, com uma narrativa visual e espacial sobre design a ser implantada como marco visual em pontos estratégicos da cidade.

Artigo completo:

This article approaches the case study of a didactic experience related to the last discipline of Design of the vocational cycle of the Federal University of Ceará, which covers the design of complex and dynamic systems. Based in Metaproject (Moraes, 2010), Metadesign (Vassão, 2010) and Complexity (Cardoso, 2012) the discipline is proposed in the approach of Metadisciplina, which all the participants are co-responsible for constructing it during its accomplishment, in the case of this specific discipline, with an internal coherence being itself a complex and dynamic system to be solved. Information Design appears at different levels in this process: the need to organize complex information; in the systematization of the progressive planning of the discipline and the projects; in the visibility and understanding of the resulting systems and in the project carried out. The case study refers to a seven students group who came up with an interest in a topic in vogue: the possibility of Fortaleza's run for the title of Creative City of UNESCO in the Design category. They identify in the process three subsystems related to aspects where the practice of design operates: design and society; design and market; design and teaching. Instead of presenting a project, the group presents itself as a collective: an open, dynamic and catalytic solution that immerses and acts in the system itself. As a result, the collective proposes a physical and interactive platform, with a visual and spatial narrative about design to be implanted as a visual landmark in strategic points of the city.

Palavras-chave: metadisciplina; metadesign; coletivo de design,

Palavras-chave: metadiscipline; metadesign; collective of design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0102

Referências bibliográficas
  • [1] Baer, K. (2009). Information Design Workbook: graphics, approaches, solutions, and inspiration + 30 case studies. Beverly: Rockport Publishers.
  • [2] Bonsiepe, G. (2011). Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher
  • [3] Brasil. (2014). Diagnóstico do Design Brasileiro. Brasília. MDIC – Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
  • [4] Cardoso, R. (2012). Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify.
  • [5] Hooks, B. (2017). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes.
  • [6] Jenkins, H. (2006). Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph.
  • [7] Lynch, K. (1960). The image of the city. Cambridge: The M.I.T. Press.
  • [8] Moraes, D. (2010). Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher.
  • [9] Paim, C. (2009). Coletivos e iniciativas coletivas: modos de fazer na America Latina contemporânea. Tese (Doutorado) – UFRGS. Porto Alegre.
  • [10] Pereira, A. N. (2017). Levantamento dos Principais Escritórios de Design Gráfico e Produto da Região Metropolitana de Fortaleza. Em Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, p. 4405.
  • [11] Sakuda, L. O. (2018). Plataformas digitais e o novo espírito do capitalismo: Estudo sobre a indústria de jogos digitais. Em Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura - 2017. (Ed.) São Paulo: Itaú Cultural.
  • [12] Silva, A. L. S. V. et.al. (2019). Metadisciplina na inter-relação entre o design e a educação. In: Andrade, D. (Ed.). Educação no século XXI: Artes & Design. Belo Horizonte: Poisson. p. 175-187.
  • [13] Vassão, C. A. (2010). Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [14] Vieira, J. A. (2008). Ontologia Sistêmica e Complexidade. Formas de conhecimento e arte: arte e ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora.
Como citar:

Pereira, Alessandra do Nascimento; Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Viana, Adson Pinheiro Queiroz; Santos, Marina de Sousa; Marciano, Ana Beatriz Teixeira; Nascimento, Bruno Ribeiro do; "Metadisciplina aplicada em Projeto de Produto, a formação de um coletivo de Design", p. 668-683 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0102

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações