Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

MÃES SEM QUEIXAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS TEM PERFIL PARENTAL PERMISSIVO E OFERECEM ALIMENTOS COM CARACTERÍSTICAS INDULGENTES

MÃES SEM QUEIXAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS TEM PERFIL PARENTAL PERMISSIVO E OFERECEM ALIMENTOS COM CARACTERÍSTICAS INDULGENTES

Fontanezi, Nathalia Moretti ; Machado, Rachel Helena Vieira ; Maximino, Priscila ; Fsberg, Mauro ;

Pôster:

Justificativa

A insatisfação materna a respeito da alimentação dos filhos é comum em consultas pediátricas. É fundamental que as mães identifiquem a dificuldade alimentar dos seus filhos para que procurem e recebam a orientação nutricional adequada.

 

Objetivo(s)

Investigar em mães que não tem queixas de dificuldade alimentar nos seus filhos, o estilo materno de alimentação e as características.

 

Método(s)

Estudo transversal, realizado com 257 mães de crianças de 1 a 7 anos de idade na sala de espera de um hospital pediátrico. As variáveis do estudo: idade e escolaridade dos pais, sexo e idade das crianças, percepção de dificuldades alimentares, índices antropométricos, estilo parental na alimentação e frequência de consumo habitual. Foram realizadas análises descritivas e regressão logística binária. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Resultado(s)

A maioria das mães (51,8%) não identifica nenhuma dificuldade alimentar no filho. a média da idade das crianças foi de 43,9 ± 17,5 meses sendo 53,7% do sexo masculino. O estilo parental mais frequente foi o permissivo (40,1%). As características do perfil das mães que não identifica dificuldades alimentares são: estilo parental permissivo (OR 4,53; IC 95% 2,26-9,09), o filho ter índices de massa corpórea mais elevado (OR 1,31; IC 95% 1,06-1,61) e o alto consumo de alimentos industrializados (OR 3,57; IC 95%1,80-7,08).

 

Conclusão(ões)

A presença de dificuldade alimentar da criança está relacionada ao perfil materno de alimentação que apresenta-se menos controlador e, portanto oferecendo alimentos com perfil mais indulgente.

Pôster:

Justificativa

A insatisfação materna a respeito da alimentação dos filhos é comum em consultas pediátricas. É fundamental que as mães identifiquem a dificuldade alimentar dos seus filhos para que procurem e recebam a orientação nutricional adequada.

 

Objetivo(s)

Investigar em mães que não tem queixas de dificuldade alimentar nos seus filhos, o estilo materno de alimentação e as características.

 

Método(s)

Estudo transversal, realizado com 257 mães de crianças de 1 a 7 anos de idade na sala de espera de um hospital pediátrico. As variáveis do estudo: idade e escolaridade dos pais, sexo e idade das crianças, percepção de dificuldades alimentares, índices antropométricos, estilo parental na alimentação e frequência de consumo habitual. Foram realizadas análises descritivas e regressão logística binária. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Resultado(s)

A maioria das mães (51,8%) não identifica nenhuma dificuldade alimentar no filho. a média da idade das crianças foi de 43,9 ± 17,5 meses sendo 53,7% do sexo masculino. O estilo parental mais frequente foi o permissivo (40,1%). As características do perfil das mães que não identifica dificuldades alimentares são: estilo parental permissivo (OR 4,53; IC 95% 2,26-9,09), o filho ter índices de massa corpórea mais elevado (OR 1,31; IC 95% 1,06-1,61) e o alto consumo de alimentos industrializados (OR 3,57; IC 95%1,80-7,08).

 

Conclusão(ões)

A presença de dificuldade alimentar da criança está relacionada ao perfil materno de alimentação que apresenta-se menos controlador e, portanto oferecendo alimentos com perfil mais indulgente.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1351

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Fontanezi, Nathalia Moretti; Machado, Rachel Helena Vieira; Maximino, Priscila; Fsberg, Mauro; "MÃES SEM QUEIXAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS TEM PERFIL PARENTAL PERMISSIVO E OFERECEM ALIMENTOS COM CARACTERÍSTICAS INDULGENTES", p. 89-90 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1351

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações